sexta-feira, 27 de julho de 2012

Yoga Integral


O Yoga Integral postula a integração completa e dinâmica do ser humano em si mesmo, seu entorno e com o supremo, atuando na essência mais profunda de nosso ser como um centro único de expressão criativa do Supremo. Esta integração, no entanto, ocorre em três níveis diferentes na visão de Aurobindo: a integração mental, integração existencial e a integração cósmica.

Sri Aurobindo definiu o Yoga Integral no início de 1900 como “um caminho de integração com o Supremo, através do entendimento de que o objetivo é finalmente libertar-se da ignorância e descobrir uma realidade além da mente, uma realidade não só em seu estado espiritual, mas também através da auto-expressão dinâmica do próprio universo ”
Purna Yoga Integral é a síntese e a integração dinâmica de todos os métodos tradicionais de yoga: Raja Yoga, Bhakti Yoga, Karma Yoga, Jñana Yoga e Tantra Yoga.
O Yoga Integral ensina que este não é uma “fuga do mundo” ou uma “libertação do sofrimento”, ou uma “conduta puramente pessoal”, mas, com base em realização e na verdadeira libertação, é uma “divinização” capaz de expressar aqui na terra, através de corpos físicos para desenvolver uma nova consciência de luz, amor e poder que permanecem em grande parte escondidos nos recônditos de nossa identidade desconhecida.
A idéia de trazer os centros de Yoga para as grandes cidades, em verdadeiros ashrams urbanos, foi posta em prática por dois franceses, que eram discípulos, sócios e sucessores de Sri Aurobindo em Pondicherry, Índia: Mirra Alfassa e Asuri Swami Kapila, que estabeleceu sua escola no Uruguai, Argentina e mais tarde no Brasil.
Aurobindo propõe um yoga social e urbano e isso é colocado em prática quando Mirra Alfassa conhecida como a mãe, funda o Ashram de Aurobindo em Pondicherry e em Delhi na Índia.
Por esta razão o desenvolvimento do Yoga Integral na América do Sul assume a forma de ashram urbano proposto por Swami Asuri Kapila, Vayuananda e Maitreyananda e deixa o caminho aberto para a possibilidade usar todas as técnicas necessárias ou convenientes (hatha, tantra, raja, karma, bhakti, jnana, ashtanga, bem como outros tipos de yoga) como um complemento para objetivos específicos, de modo que as posturas físicas, o controle da respiração, o uso de mantras, técnicas diversas de concentração e meditação, o cultivo da devoção, amor e entrega total à “Mãe Terra” ou o Supremo, possam ser introduzidos como um complemento para uma prática completa, abrangente ou integral.
Não há dúvida de que o trabalho de purificar a mente, o corpo energético e o corpo físico é necessário.
Isto nos faz  exercitarmos a mente na manutenção de um estado de consciência onde a paz, a calma e a harmonia prevalecem, num coração livre de paixões e emoções violentas que andam destruindo a harmonia necessária para a manifestação do ser, num corpo saudável, forte, ágil e flexível disposto a suportar a alta tensão das energias mais elevadas quando as recebemos.

Swami Asuri Kapila integra na síntese de Aurobindo a meditação budista, o sattvajaya ou pranachikitsa, a Yogaterapia e começa a lecionar o curso de formação em Yoga em 1936. Ele foi sucedido em 1955 por Vayuananda no Brasil, Lakshmi, Padma e Upasika no Uruguai. Mas é Swami Maitreyananda que em 1985 começou a reestruturar a escola e executar o trabalho de colocar em prática a completa estrutura do Yoga Integral para os outros países.
O Purna Yoga Integral de Swami Maitreyananda (Linhagem Swami Asuri Kapila) é um método de muitos outros métodos como um conjunto de técnicas.
Este tem por objetivo, a  realização nos três planos: físico, mental e espiritual agregando outros métodos, social, cultural, ecológica e etológica. À procura de uma integração universal ou cosmológica.