Hérnia de disco
A hérnia de disco, hoje bastante comum, é causada por uma lesão dos discos que compõem a coluna vertebral. Esses discos estão entre as diferentes vértebras e agem como amortecedor, a fim de absorver os choques.
As pessoas mais afetadas por uma hérnia de disco estão entre 25 à 45 anos.
Esta doença provoca dor intensa nas costas, sob a forma de lombalgia ou quando se irradia, dor ciática. A hérnia de disco requer sempre uma consulta médica.
Em geral, quando há hérnia de disco, o repouso é recomendado. O médico irá dar analgésicos e antiinflamatórios. Apenas nos casos graves de hérnia de disco que há a necessidade de cirurgia.
Nota-se que é possível sofrer de várias hérnias de discos em uma mesma pessoa.
Definição de Hérnia de Disco
A hérnia de disco é o deslocamento de um disco intervertebral. Em caso de um esforço muito grande e de má postura, a hérnia de disco pode aparecer quando a pressão é muito grande. Em geral, é ao nível dos discos 4 e 5 das vértebras lombares, e entre a quinta vértebra lombar e o sacro. Juntamente a hérnia de disco, pode se ter lombalgia e dor ciática, e uma rigidez das costas.
De fato, manejar inadequadamente cargas pesadas pode danificar o envelope dos discos, rompendo o núcleo pulposo, podendo sair do canal espinhal. Depois, há o aparecimento de edema e inflamação. A protusão do disco intervertebral, bem como a inflamação e o edema podem comprimir o nervo ciático. Assim, a dor ciática aparece. Quando o núcleo de um dos discos vertebrais sai do canal espinhal e comprimem outro nervo, o membro inervado será afetado. Assim, quando o nervo que inerva a perna é comprimido, a dor irradia por esse membro.
A hérnia de disco também pode ocorrer durante uma queda ou um movimento em falso.
Nota-se também que os discos vertebrais se desgastam ao longo do tempo e perdem sua elasticidade. O qual pode ser uma possível causa da hérnia de disco.
Assim, a hérnia de disco é em si a causa de várias dores, como dor ciática, ou até dor nas pernas, visto que, na hérnia de disco, o disco defeituoso pode pressionar e permanecer sobre um nervo.
Causas da hérnia de disco
- O envelhecimento dos discos vertebrais, torna-os menos elásticos, fazendo com que o envelope que envolve o núcleo se rompa mais facilmente;
- Transportar cargas muito pesadas;
- Má postura ao carregar cargas;
- Movimentos incorretos ou falsos;
- Quedas;
- Excesso de peso.
Estas diferentes causas explicam porque as pessoas entre 25 e 45 anos são as mais afetadas pela hérnia de disco. Na verdade, os jovens são menos capazes de dosar seus esforços em diferentes atividades, machucando-se mais facilmente.
O excesso de peso também é um fator de risco, uma vez que as costas é a mais prejudicada.
Sintomas da Hérnia de Disco
Ao contrário, se um nervo do pescoço é afetado, o paciente irá apresentar sintomas em seus braços. Mais em qualquer caso, haverá dor, rigidez e espasmos na área afetada.
Às vezes, se a hérnia de disco afeta a medula espinhal, pode haver disfunção do baço.
Diagnóstico da Hérnia de Disco
O diagnóstico de uma hérnia de disco começa com a anamnese médica, onde o médico faz perguntas a fim de encontrar as causas da dor. Ele então irá proceder com uma radiografia, tomografia computadorizada ou por IRM (Imagem por Ressonância magnética). O médico pode, então, excluir todas as outras causas de dor lombar ou dor ciática, como tumores, fraturas, etc.
Complicações da Hérnia de Disco
As principais complicações da hérnia de disco sã
- Dor ciática;
- Lombalgia;
- Rigidez das costas;
- Imobilidade;
- Paralisia.
Ciática, dor ciática
A dor ciática é a complicação mais frequente na presença da hérnia de disco. Na verdade, durante a hérnia de disco, o núcleo pulposo de um disco intervertebral pode sobressair no canal raquidiano e comprimir o nervo ciático. Assim, a dor acompanha o trajeto do nervo. A dor é sentida da coxa à panturrilha, e às vezes, até mesmo no pé.
A ciática não é apenas devido a uma hérnia de disco, uma vez que existem outras causas. Sendo estas a Osteoporose ou Reumatismo (artrose,…), por exemplo.
Lombalgia
As lombalgias são dores localizadas na região lombar. Em caso de lumbago (dor aguda na região lombar) é primordial consultar um médico.
Tratamento de Hérnia de Disco
O médico também irá prescrever medicamentos contra a dor e a inflamação, e relaxantes musculares.
Tratamento Medicamentoso
O paracetamol é usado contra a dor. É o medicamento de primeira escolha. Em geral, é associado à um antiinflamatório não-esteroidal (AINE, como o Ibuprofeno ou o Diclofenaco) ou um opióide fraco. A dose usual é de 1 grama, 4 vezes por dia, no máximo, a fim de poupar o fígado.
AINEs (Ibuprofeno, diclofenaco, indometacina, naproxeno e cetoprofeno)
Estas moléculas têm a vantagem de ser não apenas analgésicos (contra a dor), mas também são antiinflamatórios. Contra inflamações: AINE (antiinflamatório não-esteroidal como o ibuprofeno ou aspirina, diclofenaco, etc…)
A cirurgia será prescrita em casos mais graves, quando a hérnia provocar dores muito fortes ou quando houver paralisia dos membros ou orgãos, os quais são inervados pelo nervo afetado.
Durante a cirurgia, o médico irá curar completamente o disco atingido, ele irá, portanto, retirar o respectivo núcleo.
Prevenção da Hérnia de Disco
- Manter-se ereto;
- Transportar cargas junto ao corpo;
- Evitar torções da coluna;
- Corrigir a postura no trabalho;
- Calçar sapatos confortáveis;
- Dormir confortavelmente;
- Praticar esportes;
- Perder peso;
- Sentar-se corretamente no carro;
- Dirigir confortavelmente;
- Não carregar objetos pesados;
- Fazer alongamentos e aquecimentos antes de fazer qualquer esforço com a coluna;
- Se for carregar objetos pesados, dobre os joelhos, mantenha as costas ereta e segure o objeto perto do corpo.
Bons conselhos em caso de hérnia de disco
- Deitar-se, para alongar a coluna;
- Aplicar compressas quentes, para relaxar os músculos, diminuir a tensão, e portanto, diminuir a dor;
- É aconselhado praticar natação. De fato, na natação trabalha-se com os músculos dorsais e abdominais, mas as costas são apoiadas pela água. Ela fortalece os músculos, poupando as costas. Isso ajuda a prevenir as recidivas.
Texto de: criasaude.com
Texto de: criasaude.com