quinta-feira, 7 de junho de 2012

Hatha Yoga


ESPAÇO MANDALA DE CRISTAL
O Hatha Yoga é a forma de Yoga mais conhecida no Ocidente, sendo um sistema mental e de disciplina física com o objetivo de dar a cada pessoa um grande controle do seu próprio corpo. O Hatha Yoga descreve qualquer prática física de Yoga (notar que o Yoga tem oito vertentes e apenas um, o asana, envolve exercícios práticos de Yoga). O Hatha Yoga pode ser designado como o “Yoga” que conhecemos.
Hatha Yoga foca-se mais nas posturas corretas, asanas, exercícios específicos de respiração que são usados no controle da força e da energia da vida, conhecida como Prana. Apoiantes dizem que o Hatha Yoga melhora a saúde, a forma física e o espírito.
Como é uma aula de Hatha Yoga?
Uma aula de Hatha Yoga é composta por alongamentos lentos com simples exercícios de respiração e por vezes meditação em posição sentada. É uma ótima aula para aprender os exercícios básicos, as técnicas de relaxamento, por forma a ficar mais confortável como o Yoga. É uma boa introdução ao Yoga. Só depois de experimentar uma aula de Hatha Yoga é que poderá perceber se é a modalidade ideal para si, pois algumas pessoas adoram por ter um sentimento de relax mas outros acham que é muito lento e entediante. Se por acaso é um dos que pertence à última categoria, experimente a vertente vinyasa pois é bastante diferente.
Como o Hatha Yoga melhora o seu bem-estar?
Para muitos o Hatha Yoga é a velha escola do Yoga. Contudo, ainda existem vários tipos de Hatha Yoga. Uns são muito lentos e vocacionados para o alongamento, outros são mais rápidos e para manter a boa forma. Se pretende aliviar o stress, ficando sabendo que nenhuma vertente de Yoga é superior, por isso, escolha a que vai mais de encontro às suas necessidades, bem como à sua condição física e personalidade. Qualquer exercício vai ajudá-lo a aliviar o stress porque consegue manter o seu corpo são e liberta endorfinas, hormônios que o fazem sentir melhor. Através do alongamento, pode libertar a tensão que existe em si. Quando está stressado, a tensão armazena-se no corpo fazendo com que se sinta tenso e por vezes causa dores. Os alongamentos intensos de Yoga libertam a tensão de áreas problemáticas, como as ancas e os ombros.Por ser maioritariamente, uma vertente mais calma de Yoga, Hatha Yoga pode ser aplicável para pessoas com dores musculares, dores na coluna.
(do site Vida de Qualidade )