sexta-feira, 8 de junho de 2012

Lidando com ásanas difíceis


Resumo do Livro: LINGUAGEM DO CORPO (Cristina Cairo) - Ed. Mercuryo
        
 "Você pode ter e ser o que quiser, se conseguir acreditar que tudo é reflexo de si mesmo".
            
Introdução
          Engane-se à vontade, mas saiba que seu inconsciente não pode ser enganado, pois é ele que sabe exatamente o que você pensa constantemente e, por isso, manda-lhe respostas e sinais o dia inteiro. 
Conheça essa outra parte da sua mente.
Na verdade, o corpo é a tela onde se projetam as emoções. E todas as emoções negativas são projetadas em forma de doenças. Essas somatizações acontecem a curto ou a longo prazo e os sentimentos de infelicidade,desgosto, raiva, mágoa, ressentimentos, etc., dão origem às doenças mais graves quando arrastados por muito tempo.
          Devemos solucionar as questões duvidosas e problemáticas de nosso coração o mais rápido possível, para impedirmos o inconsciente de se comunicar através da linguagem do corpo, alertando-nos sobre nossa conduta. O inconsciente relaciona universalmente a função do órgão a uma emoção equivalente.
        
            HEMISFÉRIOS CEREBRAIS
         
Os hemisférios cerebrais se dividem em dois (direito e esquerdo).
O comportamento e a maneira de pensar derivam desses dois hemisférios. 
Descubra, aqui, qual a parte de
seu cérebro que está mais desenvolvida e procure harmonizar-se, pois, quando um dos hemisférios predomina, o indivíduo passa a ter deficiência de aprendizagem, dificuldade em comunicar- se, conflitos internos sem explicações, medos desordenados e uma série de problemas emocionais que podem levá-lo a "gerar" doenças ou a procurar drogas como subterfúgio pela incompreensão dos fatos.
         Esta linha de pensamento vem trazendo, junto à PNL, um complemento para o auto conhecimento.
        
Hemisfério Esquerdo          Hemisfério Direito
        
Detalhista                                Amplo
Mecânico                                Criativo
Substância                              Essênc ia
Preto e Branco                       Cores
Cético                                      Receptivo
Linguagem                              Meditação
Lógico                                      Artístico
Fechado                                  Aberto
Cautela                                   Aventura
Repetitivo                               Novos caminhos
Verbal                                      Intuitivo
Analítico                                 Sintético               
Memória                                 Espacial
Intelectual                              Emocional

          Para equilibrar os dois hemisférios, é necessário praticar o lado que estiver menos em evidência, ou seja, é necessário passar a criar situações que exijam ou o seu lado esquerdo ou o seu lado direito do cérebro. Por exemplo: se você é uma pessoa extremamente detalhista, procure ser mais amplo em suas observações e críticas.
Se voce é mecânico em suas ações no dia-a-dia, procure ser mais criativo buscando inventar situações que o façam criar. Não darei exemplos porque desejo que voce comece a criar, desde já!
          A tese de que todas as doenças podem ser curadas é respaldada pelos recentes estudos da psicanálise, segundo os quais ficou comprovado que doenças e infelicidades tem como causa a consciência de culpa e contrariedades profundas. Aos que tem interesse por este assunto, encontrarão no livro O HOMEM CONTRA SI PRÓPRIO, de Karl A. Menninge (encontrado hoje, somente em sebos) no qual o autor cita abundantes provas e conclui que muitas doenças e infelicidades são formas de autopunição e que até as guerras são formas de
autopunição coletiva.
        
            INFLUÊNCIA DO MEIO AMBIENTE

          Aprendi, convivendo com os pensamentos e hábitos dos orientais, que as pessoas fantasiam demais preocupações, devido às informações erradas ou polêmicas do mundo. Muitas doenças surgem devido ao sugestionamento e associação de idéias, que essas divergências de opiniões acabam provocando nas pessoas.
Quanto mais nos preocuparmos com regras alimentares, maior será o medo de errar e, psicologicamente, estaremos entrando num labirinto, c om a expectativa de encontrarmos uma doença em cada saida.
         Não devemos ter excesso de preocupação com o que comer, porque nossa intuição natural sabe o que nosso corpo necessita. Para que tenhamos saúde, é preciso compreender que o ser humano não é feito com "material de segunda". A natureza criou o ser humano à sua imagem e, portanto, organizado e completo para se recuperar com a energia vital nata. Inclusive deu-nos o direito do livre-arbítrio, que usamos conforme aquilo que aprendemos na infância e no decorrer de nossa vida.
         A liberdade de movimentos, a despreocupação com regimes e o equilíbrio das emoções traz ao ser humano a satisfação de viver e descobrir que seu corpo não precisa de nada para continuar a vibrar as energias já latentes. É a própria mente que destrói o que a Natureza c ria c om perfeição.O corpo é o reflexo daquilo que acreditamos e não poderá existir doença se não acreditarmos nela. Ver a doença e considerá-la realidade é o mesmo que considerar realidade a sombra do nosso próprio corpo refletida no chão. Ela está ali, mas é apenas um reflexo e não nosso corpo. Se sua sombra o incomoda, não lute
contra ela. Descubra qual é o foco de luz que está sobre voce e desligue-o. A sombra com certeza desaparecerá.O mesmo poderá ser feito com relação à saúde. Se a doença persiste, descubra qual é a emoção negativa que você vem alimentando em seu coração e "desligue-a" de sua mente, que a somatização desaparecerá.
Exercite-se diariamente com auto- sugestões positivas, evitando as contradições futuras; se encontrar bloqueios pelo caminho, aceite a ajuda de um profissional de terapia moderna, ou leia livros que o reeduquem através de informações de autores que dedicaram suas vidas para salvar aqueles que sofrem, vítimas de uma educação negativa.
          Seja qual for a doença, saiba que sua gravidade equivale à gravidade de seu sofrimento mental sobre o passado, sobre o presente ou preocupações relacionadas ao futuro. Existem muitas formas de se conseguir a harmonia almejada: religiões, tratamentos terapêuticos, tratamentos esotéricos, filosofias, meditações caseiras, orientações em templos com grandes mestres ou, simplesmente, acreditando nela. Mas, saiba que, sem disciplina e sem exercícios práticos no seu cotidiano, os resultados serão nulos e, consequentemente, sua fé, seja no que for, enfraquecerá.
          Não precisamos entender as forças que são estranhas ao nosso cérebro. Basta aceitá-las, com carinho e humildade, deixando um pouco a razão de lado.
OBS: Pare imediatamente de julgar e criticar os defeitos alheios, pois esta é uma falha de caráter que provoca vários distúrbios orgânicos. Faça uma "forcinha" e comece a elogiar as pessoas.
        
            CABEÇA          


A cabeça está relacionada com a razão. Quando o indivíduo não permite que as emoções o guiem e tem pressa de resolver alguma questão pela própria razão, precipitam-se problemas ou acidentes em sua cabeça. Seu inconsciente está lhe mostrando que, por mais inteligência que possua, a cabeça tem limites.
Tumores no cérebro indicam não só pensamentos negativos, "coagulados" e enraizados pela teimosia em não querer mudar esses conceitos, mas também conflitos profundos e constantes entre os familiares. Quando estes tumores ocorrem em crianças, eles indicam que os pais estão em atrito extremamente racional. Buscam a própria razão, acreditando teimosamente em fatos antigos e negam-se a renovar seus conceitos. Isto vale ainda para
atritos e conflitos ou ressentimentos guardados de avós, mesmo já falecidos.
          Sentimentos de traição devidos à desconfiança e falta de emoção afetiva para com pessoas estranhas causam também rigidez cerebral e tumores. Muitas vezes a educação familiar programa a criança no sentido intelectual. Negam-lhe o direito de ser criança e proíbem-na de ser livre para escolher. Tratam-na sempre de forma a desenvolver o máximo de seu raciocínio através de jogos, de estudos avançados e de conversas com adultos. Vestem-na impecavelmente e as sua amizades são sempre do melhor nivel econômico ou intelectual possível. Isso faz com que a criança não se conheça interiormente e os problemas emocionais futuros serão para ela sensações inexplicáveis e desesperadoras.
          É importante saber que as crianças refletem os sentimentos dos pais até os 14 anos de idade - até os 7 anos refletem as emoções da mãe e até os 14 anos refletem as emoções do pai.
Para que haja equilíbrio entre razão e emoção, é preciso compreender que as emoções são o termômetro de nossa conduta diária. A PNL, nos mostra que é através das emoções francas que se buscam maiores contatos com o que se deseja, tanto no âmbito familiar como no financeiro, pois toda e qualquer ambição, seja ela material ou espiritual, tem por objetivo o bem-estar emocional próprio.
         É perdoando, renovando e dando à sua mente uma abertura maior para aceitar idéias de outras pessoas que qualquer tumor desaparecerá e que voce estará livre de acidentes e ferimentos na cabeça. Seja flexível consigo mesmo e harmonizando-se com todas as coisas do céu e da terra. A revolta, a desconfiança e a falta de dedicação ao superiores provocam doenças na cabeça.
        
            FÉ SEM PERDÃO NÃO FUNCIONA

          O perdão é a forma de provar a si mesmo que as emoções negativas estão sob o seu controle e que voce conhece seu próprio potencial para conquistar novos caminhos. Com esse desprendimento e c om essa confiança em si mesmo, voce poderá "soltar" de sua mente os acontecimentos desagradáveis, pois na verdade tudo que vivenciamos faz parte do nosso crescimento e nos impulsiona a compreender os sentimentos das outras pessoas.
          Ninguém nos agride, nos trai, nos abandona ou nos rouba, sem que tenhamos, consciente ou inconscientemente, provocado tais comportamentos. Mesmo em se tratando de acontecimentos vindos de pessoas estranhas, nosso poder de atração é o responsável por isso. Saiba que existem duas leis no Universo, sem as quais não haveria ordem planetária no sistema solar nem no ecosistema e tudo seria o caos: os semelhantes se atraem e a Lei da Compensação.
          A primeira reação de quem recebe essa informação é de incredulidade, pois é difícil entender como podemos ser "semelhantes" às pessoas que nos fazem mal. Sempre temos algo em comum com quem nos faz infeliz. Se abandonarmos o sentimento de vergonha, os preconceitos e o orgulho, encontraremos estreitos laços com esses acontecimentos ou com essas pessoas. Temos sempre, guardado na manga, um pensamento que achamos incorreto mas que nunca "mostramos", seja devido aos
padrões morais ou sociais, ou, até mesmo, profissionais. Isso nos torna inconscientes do que realmente sentimos em relação a nós mesmos. Constantemente submetidos a opiniões externas, passamos a enxergar somente o que está do lado de fora de nossa personalidade. Portanto, conheça-se melhor antes de negar a verdade que se esc onde por trás do medo de não estar sendo bom ou perfeito c om os outros ou com voce mesmo.
          Sempre que guardamos mágoas, ressentimentos, ódio, etc, mais cedo ou mais tarde, somatizamos uma doença para justificar a perda de energia que tivemos, devido à situação provocada por aqueles sentimentos. Quando a doença não desaparece, nós sabemos que a pessoa não perdoou realmente. Quando voce "achar" que perdoou, desconfie de voce mesmo e volte, conscientemente, àquela situação que causou a mágoa. Se voce ignorar o acontecimento e olhar a outra pessoa com carinho e bondade, sentindo o coração livre e com esperanças renovadas, saiba, então, que voce perdoou verdadeiramente. De nada adiantará rezar e suplicar pela cura se seu coração está bloqueando a energia vital, mantendo vibrações opostas ao bem. Portanto, se voce não conseguir tornar seus sentimentos livres das emoções negativas, sua vida estará presa a um círculo vicioso. Doença não existe. Saude é o estado normal das pessoas!
Doença é apenas uma nuvem de mau tempo dentro de sua cabeça que perdura enquanto perdurar sua mágoa, seu ódio, seu medo, etc .
"Se voce não sabe perdoar, também não é digno da saude que procura."
        
            ENXAQUECA E DOR DE CABEÇA

         Os indivíduos que sofrem de enxaqueca tem um orgulho muito forte e não permitem que pessoas autoritárias mandem em sua vida ou controlem seus passos. Resistem a tudo e a todos que, conforme eles acreditam, queiram invadir seu espaço vital. São pessoas que não relaxam aos prazeres, pois receiam serem dominados de alguma forma. Normalmente tem medo do sexo ou de suas consequências, devido a limitações morais, familiares, etc .
       Suavize seus pensamentos. Não use a razão constantemente, pois devemos equilibrar os dois hemisférios cerebrais (razão e emoção), para evitarmos esses conflitos internos e suas somatizações. Quando surgir uma dor de cabeça, pare e reflita sobre o que está acontecendo ao seu redor. Será que alguém ou alguma situação contrariou voce? Ou talvez voce tenha se sentido desconsiderado por alguém um tanto importante de quem voce esperava maior consideração. Seja o que for, pense sobre a sua própria conduta e veja o quanto voce está sendo inflexível consigo mesmo e com os outros.
        
            DERRAME CEREBRAL

         É sinal de um gênio dificil e reflete uma pessoa que prefere a morte a ter de mudar seu comportamento, que resiste, rigidamente, em suas opiniões, crenças e condutas. O derrame mostra que a pessoa vive tensa e teimosa em suas observações e críticas e constantemente atrita com outras pessoas, sobrecarregando seu cérebro com pensamentos e emoções fortes.
         Não queira ser o dono da verdade! Solte esse "método" de conseguir a atenção das pessoas para si. Mostrelhes que voce também é sensivel e pode ter seus medos como elas. Converse pausadamente e ouça o que os outros tem a lhe dizer. Faça de sua inteligência um veículo amistoso e flexivel. Policie-se até que voce consiga estar livre dessa rígida personalidade e do sentimento de vítima que o domina. Não é somente o mundo que necessita de mudanças: voce também necessita. Não é demérito para ninguém aceitar, humildemente, idéias e opiniões de familiares e de amigos. Somos amados pelo nosso carisma e não pelos atritos que criamos.
        
            OLHOS

          Se sua visão enfraqueceu e voce já não consegue ler ou enxergar como antes, ou mesmo se voce trouxe essa deficiência desde o nascimento, está na hora de refletir sobre seus pensamentos e atitudes passados.
Consulte o "arquivo" das emoções e procure aquele sentimento de recusa e inflexibilidade em acreditar que tudo pode mudar.
         Provavelmente, algum fato, ou a própria vida o feriu, fazendo com que voce prefira não ver tal ou tais coisas ou pessoas que o fizeram sofrer. Voce diz que já esqueceu o problema e que até já perdoou. Entretanto, seu inconsciente não mente e voce pode estar sendo vítima de sua consciência orgulhosa. Há muitas maneiras de "negarmos" a visão:


- quando estamos em estado de depressão constante;
- quando um fato desagradavel em família nos "cega" de raiva ou ressentimento;
- quando passamos certos momentos, em nossa vida, que não nos agradam, ou teimarmos em não ver o outro lado das questões;
- ou, mesmo, quando não queremos mais cruzar com a pessoa ou situação que nos atormentam, etc .         
 É muito facil para a mente restaurar um nervo ótico! Difícil é mandar uma mensagem simples e direta para que ela trabalhe objetivamente, pois a mente consciente desconhece que a comunicação com a mente subconsciente deve ser clara e simples. Todo e qualquer esforço no sentido de exteriorizar a força interior através de rituais, alegorias, frases longas, orações, etc ., esbarra na dificuldade da realização total, ou seja, quanto mais complicarmos a mensagem que deve ser dirigida à mente subconsciente, menos ela assimilará o objetivo que voce deseja. Ela responde com maior rapidez às frases simples, curtas, objetivas, firmes (positivas) e coerentes com as emoções.
Pare de se incomodar com as coisas "feias" da vida. Pare de comentar a parte feia do mundo, o que há de errado na política, na família e com os amigos e colegas. Observe o mundo, veja como ele sobrevive pelas coisas boas e aprenda a conviver com as más, usando-as como experiência e ferramenta para exteriorizar as coisas boas do seu coração.
          Procure ver além das aparências. Queira ver o bem que existe em tudo e voce sentirá que seu mundo está protegido pelos bons pensamentos que voce mesmo emanou no passado. Tudo aquilo que pensamos torna-se realidade, mais cedo ou mais tarde. Então pense somente em coisas boas; fale somente palavras positivas; saiba repreender com carinho, veja as razões das outras pessoas e não seja tão "pequeno" a ponto de achar que ver o outro lado da questão seja perder tempo. Todas as pessoas tem sua verdade, que deve ser respeitada.


Miopia - Pessoas míopes não conseguem aceitar fatos e determinados acontecimentos que saiam fora do alcance de sua crença. Normalmente enxergam "curto" quanto a determinados problemas e nunca reconhecem que são radicais em suas posições. Discutir um assunto com elas requer tato e muita paciência, ou então aceite suas opiniões ainda que discordando delas. Se voce tem problemas de miopia, comece a reparar em seu comportamento perante um grupo de amigos e analise, sinceramente, suas atitudes e opiniões. O fato de parecer que estejam contra voce não significa estarem errados. Podem estar tentando fazê-lo ver aquilo que voce não está enxergando.
A miopia manifesta-se em pessoas egocêntricas que não se importam com os outros ou não aceitam facilmente, opiniões alheias. Na verdade são pessoas que possuem uma visão muito estreita do mundo e enxergam somente seus próprios problemas particulares e vêem apenas os aspectos imperfeitos das pessoas e coisas. Miopia é vista curta. O importante é aumentar o seu campo de "visão" da vida, começando a enxergar os problemas de pessoas que sempre estiveram ao seu lado mas que voce nunca percebeu. Solte-se para a vida e veja como voce pode crescer ainda mais e abandone, definitivamente, os óculos sem precisar de cirurgia.


Hipermetropia - Pessoas com este tipo de problema tem medo do presente. Poucos percebem este fato porque o presente lhes passa despercebido. Na verdade vivem das sensações do passado, preocupando-se com o futuro. O indivíduo que não toma decisões rápidas, está sempre vivendo o futuro e não se dá o direito de aproveitar o presente torna- se hipermétrope como reflexo de seu modo de pensar.
          Queira ver tudo claramente e sinta com segurança todos os detalhes do seu agora. É insensato c omer sem mastigar. A hipermetropia é o reflexo da mente que só consegue ver longe, isto é, de quem vive se preocupando com fatos e coisas referentes aos outros e se descuida de si mesmo. Descuidando- se de si mesmo a pessoa não percebe o que se passa ao seu redor e, como reflexo disso, pode ter uma anomalia visual que consiste na dificuldade de ver objetos próximos. Pessoas com esse problema tem tendência a se incomodar com assuntos alheios e com coisas que não lhe dizem respeito.

Estrabismo - Muitas crianças nascem estrábicas e seus pais, obviamente, se preocupam em leva-las ao oculista para resolver o problema através de cirurgia ou de correção com lentes próprias. Mas o fator principal que acarretou esse defeito nos nervos oculares da criança é a desarmonia entre seus pais. Quando o casal diverge, rigidamente, de opinião, não admite erros do parceiro e vive uma vida de emoções extremas, causa um reflexo psicológico no subconsciente do filho que está para nascer. Pensamentos cruzados dos pais provocam verdadeira declaração de guerra e isso acaba projetando o estrabismo na criança, como símbolo dos propósitos divergentes dos pais.
        A própria criança traz consigo determinadas indecisões que a atormentam. Normalmente, crianças estrábicas são seres muito sensíveis espiritualmente e tanto podem tornar-se pessoas com inteligência acima do padrão normal ou pessoas revoltadas e propensas a serem revolucionárias. Muitas dessas crianças nascem canhotas e percebem a vida de forma diferente das outras. Por isso os pais devem harmonizar-se para que a criança possa canalizar todo seu potencial para um caminho saudável.

Presbiopia e Arteriosclerose - A presbiopia é um defeito que ocorre com o passar do tempo. É considerada um problema da velhice, pelo enfraquecimento dos olhos que já não conseguem distinguir o que está perto. A dificuldade para ver, com nitidez, objetos próximos é manifestação da mente aflita e preocupada com o que o futuro lhe reserva. No caso de idosos esta dificuldade reflete a preocupação com os anos que lhes restam nesta existência e a dificuldade em viver plenamente o agora. Eles vivem aflitos tal qual o viajante que, seguindo pela estrada ao entardecer, preocupa-se com o caminho que ainda terá de percorrer. Se essas pessoas deixarem de temer o futuro e passarem a viver, plenamente, o agora, ficarão curadas da presbiopia. A presbiopia é, também, reflexo da mente rígida, ou seja, mente teimosa e intransigente, incapaz de acolher as opiniões dos outros. A mente "endurecida" produz o efeito do "endurecimento", a redução da elasticidade e a diminuição da capacidade de acomodação do cristalino.
          Velhice é sinônimo de "mente endurecida". Portanto, não só a visão sofre com essa atitude mental, mas o corpo todo. A arteriosclerose também é um resultado dessa forma de pensar, pois é consequência do endurecimento das artérias que deveriam ser flexíveis.

Daltonismo - É próprio de pessoas que tem a mente egoísta e cheia de caprichos. É a mente que não  consegue acolher com imparcialidade "todas as cores", que não acolhe com imparcialidade todas as pessoas e todas as coisas.
          O daltonismo representa a manifestação da mente rebelde que não aceita os conselhos dos mais velhos ou da autoridade e indica uma pessoa que se irrita por coisas fúteis e passa a implicar com os familiares, amigos, etc .


Terçol - Signific a que voce está com raiva de uma determinada situação. Pode ser que voce esteja fazendo algo que o contrarie e que pensava não mais precisar fazer. Evite sentir raiva de alguém pois as dimensões humanas são diferentes e é por isso que devemos ser mais compreensivos com as idéias opostas às nossas. Se voce não gosta do que está acontecendo, mude seu modo de pensar e compreenda as razões das outras pessoas. Saiba que voce tem seu livre-arbítrio e que ele é o responsável por todas as suas experiências no decorrer de sua vida. Alegre- se por possuir o direito de mudar e escolher aquilo que o faz feliz.


Conjuntivite - Significa que voce está se frustando ou com a vida em geral, ou com um fato em particular.Tente solucionar essas coisas com paz em seu coração e não com essa raiva embutida. Lute pelos seus ideais de forma amistosa e paciente, acreditando que no tempo certo, voce se realizará. Pare de olhar o mundo c om esse sentimento "amarrado". Compreenda que na vida só temos aquilo que acreditamos poder ter e manter. Voce tem liberdade para pensar e reformular sua vida, portanto, aproveite as situações "desagradáveis", para perceber seus próprios erros e corrigi-los.
        
            OUVIDOS

         Se alguém que convive com voce o aborrece constantemente, fala o que quer e o que não quer, diz o tempo todo o que voce deve fazer, controlando-o, reclama de tudo que voce faz, grita nos seus ouvidos coisas que o magoam e voce perde seu espaço em seu próprio ambiente (ufa!), sem dúvida sua mente ficará congestionada de pensamentos como: "Não aguento mais ouvir essa pessoa, não suporto mais suas tolices, não quero mais ouvi- la, etc." Com isso seu inconsciente entrará em ação para atender o seu pedido e entenderá, literalmente, sua ordem mandando-lhe uma surdez como resposta.
          Viu como é facil? Pois saiba que seu inconsciente é tão responsável que cuidará da sua surdez com muito zelo para garantir- lhe uma velhice...bem silenciosa. Mesmo que voce se afaste definitivamente da pessoa que o irrita, sua mente inconsciente não voltará atrás, pois, para restaurar-lhe a audição, ela precisará de uma outra ordem com a mesma intensidade emocional que a anterior. Para isso voce deverá ser coerente e sincero consigo mesmo. De nada adiantará uma outra ordem, se nos arquivos de suas emoções estiver registrada a "mágoa de ouvir". Primeiro aprenda a perdoar. Sejam seus pais, marido, esposa, mãe, patrão, etc. Se voce acha que tem razão de sobra, então dê um pouco à pessoa que o magoou. E quando não mais existir esse conflito em seu coração, sua outra mente entenderá o que voce precisa. É inútil tentar se enganar dizendo que "já esqueceu" o assunto, pois o tempo leva do consciente as imagens, mas a mente inconsciente conserva as lembranças, sejam elas boas ou más.
          Nosso cérebro se assemelha a um computador: tudo que for registrado em sua memória permanecerá, até que se mude a programação. Enquanto o ser humano não levar a sério a máxima "Conhece- te a ti mesmo", não saberá, jamais, que dentro dele há uma força gigantesca de atração e repulsão, capaz de comandar seus atos positiva ou negativamente. Os psiquiatras, psicólogos, neurolinguistas e parapsicólogos sabem que o inconsciente tem uma tendência cega a seguir seus objetivos. E ele sempre triunfa! A não ser que tenhamos compreendido a Lei de Causa e Efeito e aprendido a controlar nossos próprios pensamentos de forma positiva. Quanto a acidentes ou qualquer fator externo, estes também estão relacionados à questão das vibrações semelhantes, ou seja, seremos atraídos para aquilo que nos causará danos apenas se nossa mente estiver dirigida negativamente, guardando ressentimentos. Não são coincidências. Nossa mente inconsciente é muito inteligente para acharmos que as coisas acontecem aleatoriamente em nossa vida. Mantenha uma conduta positiva perante todos os acontecimentos e voce verá, lentamente,  como tudo irá se transformando para melhor, bem debaixo de seu nariz.
        
            NARIZ

         O nariz é o símbolo do Eu. Pessoas que sofrem de doenç as do nariz tem tendência egocêntrica e presunçosa. Os problemas nesta região acontecem quando o indivíduo corre atrás de méritos e ignora opiniões alheias só para não perder os elogios, e quando existe o medo de não ter os seus feitos reconhecidos. Nesses casos acontece que o seu inconsciente obstrui suas narinas, mostrando-lhe que voce não está "respirando" a vida livremente. A obstrução pode ser do tipo pólipo nasal, rinite, sangramento, etc. O sangramento ocorre também devido aos seus sentimentos de carência relacionados à incompreensão das outras pessoas. O sangramento simboliza ainda que voce chegou ao limite de suportar as tristezas de sua vida e tem vontade de chamar a atenção de quem possa ajudá-lo.

Sinusite - Rinite - Sinusite é um sinal de que seu ego está profundamente irritado com alguma pessoa que convive com voce. É provavel que esta pessoa tente constantemente invadir seu espaço vital. Sinusite é a "inflamação" mental relacionada com alguém próximo, é a atitude mental rebelde ou a rebeldia nutrida contra os pais. O sentimento de gratidão destas pessoas é quase que superficial e para se obter a cura total dessa dificuldade de respirar, é necessário que se comece reconhecendo que no passado ficaram suas melhores experiências e foi lá que voce aprendeu tudo o que sabe hoje. Seus pais, amigos, patrões, funcionários, etc .,todos, direta ou indiretamente o ajudaram a crescer. O demérito está naqueles que não aceitam, com humildade, as
diferenças de opiniões, pois consideram-se os mais inteligentes e infalíveis.
          Os verdadeiros sábios são aqueles que procuram sempre aprender, ao contrário dos presunçosos, que acreditam saber mais do que os outros. O ego limita a mente e nos faz acreditar que não precisamos de ajuda. Ledo engano! O que quero dizer é que, para vivermos, devemos estar em harmonia com tudo e com todos; não podemos viver isoladamente, achando que não precisamos de ninguém, pois as diferenças dos outros é que nos fazem enxergar coisas que antes não víamos.

        
            BOCA

         Pela boca é que saem os pensamentos em forma de palavras. Se voce é daqueles que dizem palavras rudes, que ferem o coração de outras pessoas, criticam os outros às escondidas, não aceitam novas idéias, são inflexíveis quanto às suas próprias opiniões, são ásperos ao falar e principalmente não reconhecem esse comportamento em si mesmos, então, como projeção de sua conduta, voce terá sérios problemas: surgirão aftas, feridas dentro e fora da boca, herpes e outros males que o ferirão assim como suas palavras ferem a outros.
          Mesmo que voce não seja uma pessoa assim, mas se em algum momento de sua vida sua boca apresentar esse tipo de problema, reflita e analise seu comportamento de ultimamente. Seja dócil ao falar e procure acalmar- se diante de certas situações. Não comente, sob nenhum pretexto, os defeitos de outras pessoas e evite "rodinhas" de amigos que tem como único objetivo criticar e "fofocar". Lembre-se, as palavras e os pensamentos são como bumerangues: voltam-se contra nós mesmos. Assim como a boca, o ânus também simboliza a "saida". Portanto, o comportamento acima citado provoca fístula anal, hemorróidas, prolapso anal, hemorragia anal, etc . Se voce tem o hábito de repreender os outros aos gritos, cuide para ser mais gentil e doce. Aos poucos voce sentirá que os erros alheios não eram tão graves assim, ou, pelo menos, aprenderá a lidar com eles de uma forma mais amistosa e compreensível.
        
            GARGANTA

          A garganta simboliza a fala. É o canal de saida daquilo que voce pensa. Sua expressão e criatividade são reconhecidas através desse canal. Portanto, se algo o impede de falar, se o que voce tenta expressar não é compreendido ou o que o incomoda não pode ser dito, saiba que sua garganta responderá com uma inflamação. 


As dores de garganta - expressam seus sentimentos contrariados. Tudo aquilo que bloqueia a nossa fala e nos obriga a "engolir sapos", trará inflamação das amígdalas, problemas nas cordas vocais e até silêncio total da voz, simbolizando o pensamento. "Já que não posso falar o que quero, não falo mais". Aprenda a livrar- se do medo de falar. Expresse suas opiniões, seus desejos, seus desgostos e crie ao seu redor uma atmosfera de liberdade para viver. Voce não é obrigado a fazer o que não quer, portanto, reaja! Liberte de dentro de voce aquilo que o incomoda e busque o novo em sua vida. Se voce cansou de falar e nada mudou é porque, está na hora de voce mudar. Se pretende ter voz para solucionar os seus problemas, enfrente a situação pois o problema está dentro de voc e e não nas outras pessoas. É bom que voce se modifique pois, para onde for, voc e levará c onsigo a sua forma de agir diante das dificuldades. Mágoa é acomodação. Quem quer ser feliz vai à luta e não se deixa aprisionar pelo ego. Esqueça, de uma vez por todas, tudo aquilo que o frustrou e busque sua independência, tanto financ eira quanto sentimental.


Tosse - Representa a raiva que "não sai da garganta". Se voce está vivendo um problema com alguém para quem sua opinião não vale nada, se alguma pessoa o está deixando constantemente furioso e é impossível confessar-lhe essa raiva, ou se voce está sendo obrigado a aceitar uma determinada situação contra sua vontade, sua garganta ficará congestionada e sensível. Os pigarros demonstram a tensão nervosa por estar emocionado com algum acontecimento, sem entretanto poder demonstrar esses sentimentos. O mesmo pode- se dizer das tosses incessantes. Os acontecimentos que desencadeiam tosses ou pigarros são, muitas vezes, sentimentos e pensamentos rápidos e sec retos de incômodo relacionado a algum ambiente, assunto ou pessoa. Em certas ocasiões, o importante é relaxar, respirar e analisar, calmamente, a situação. Enquanto voce estiver supervalorizando o acontecimento, suas emoções serão fortes e desequilibradas. Fale o que pensa, chore se for necessário, mas libere o seu interior, evitando assim ficar sufocado pelos seus pensamentos.

Catarro - Simboliza que a pessoa está respondendo negativamente às opiniões dos outros e que está nutrindo raiva e medo de ter de agir como as outras pessoas esperam que ela aja. Aparece em pessoas que não acreditam que somos responsáveis por tudo que nos acontece e que estão sempre esperando algo inevitavelmente ruim acontecer. São pessoas que não percebem que estão acumulando iras "na garganta", só porque desconhecem seu poder nato de criar seu destino.
        
            CABELO

          Muitos homens e mulheres que hoje ou tem queda de cabelos ou que já sejam calvos, provavelmente se sentirão ofendidos ao lerem esta mensagem. Gostaria, entretanto, que isso não acontecesse e que houvesse compreensão por parte do leitor, pois o que eu digo a seguir, servirá de apoio para o seu auto-conhecimento e desenvolvimento comportamental.
          Os cabelos nascem na parte superior da cabeça, que é o ponto mais alto do nosso corpo. A queda de cabelos acontece àqueles que desrespeitam seus superiores, seja por palavras, seja pela conduta ou mesmo porque os ignoram. Até muitos líderes religiosos são calvos na região parietal. Eles acreditam que estão despertando espiritualmente, entretanto, apenas possuem o conhecimento da palavra de Deus e tornam-se muitas vezes presunçosos.
          Pessoas que desejam brilhar e se destacar muito tem tendência a se tornarem calvas, pois tornam-se extremamente orgulhosas. Existem dois fatores muito fortes que causam a calvície: a tendência a controlar tudo (não podendo ser controlado) e um orgulho fortíssimo que chega a cegar. Há também o caso das pessoas hipersensíveis que se magoam com atitudes, até sutis, de outras pessoas e costumam guardar esse ressentimento no coração por muito tempo...
          Aqueles que vivem inconscientemente sempre se defendendo de ataques imaginários e, como defesa, fazem acionar suas glândulas sebáceas, causam maior oleosidade no couro cabeludo e costumam ser vítimas da calvície. Quanto à afirmação de que a calvície é um problema hereditário, o que posso dizer é que o que é transmitido de pai para filho não é o problema em si, mas o temperamento atávico que se desenvolve pela educação. Em outras palavras o que acontece é que o pai traz consigo uma crença que despeja inconscientemente em seu filho, inclusive através de atitudes.
         É cômodo aceitar que a verdade da calvície está na natureza humana.
A natureza humana é perfeita! Nós é que, por falta de conhecimento, agimos na defesa ou no ataque, provocando sérios danos ao nosso organismo. Os pensamentos diários são responsáveis pelo acúmulo de emoções boas ou ruins. As emoções "trocam"
informações com o sistema nervoso e com o cérebro e, através de outros estímulos nervosos, mandam agentes químicos como resposta. Esses agentes químicos vão trabalhar de forma a destruir ou reconstruir as células sobrecarregadas por aquele estímulo nervoso. Veja: se o pensamento for negativo, a emoção será negativa e enviará ao cérebro um chamado de "socorro". Este, por sua vez, mandará, rapidamente, um "exército" de agentes químicos para o local do conflito e assim começará o "massacre" interno. Como, inconscientemente, cada parte do nosso corpo simboliza uma emoção, o "exército" irá atacar exatamente onde foi chamado.
          No caso de pessoa calva, o ataque acontecerá no alto da cabeça, porque é ali que se encontram os superiores que "atrapalham" o brilho dessa pessoa. Assim, com a queda dos cabelos que simboliza a queda da hierarquia, os poderes pessoais e os agentes químicos terão cumprido a missão de "tirar" do caminho os que estão "acima".
          Quando os cabelos caem isto é um sinal de que está faltando gratidão pelos pais e superiores e que voce questiona tudo que lhe mostram de "novo". Quanto à personalidade, voce vive, quase sempre, nos extremos da emoção: é dócil mas, de repente, por causa de uma discussão com alguém, ou por ter sido desprezado, torna-se totalmente agressivo. Às vezes tem vontade de quebrar tudo à sua volta e "arrancar" a raiva de seu coração. E sofre com seus próprios pensamentos de vingança e justiça.
          Pare de sofrer! Fatos passados só irão afetá-lo se voce quiser/deixar. Toda essa dor que voce sente é porque lhe faltam segurança e auto-estima. Arranque dos seus pensamentos essa sensação de solidão e vazio e confie mais na forç a que o faz viver. Pare de se preocupar com o que os outros vão pensar e liberte-se desse orgulho, aceitando, com carinho, as opiniões alheias.
         Seja voce mesmo e assuma a sua identidade com respeito por tudo o que voce conseguiu pelos seus próprios méritos. Sempre haverá alguém mais importante do que nós em nossa escala de vida. Somos eternos estudantes e, por isso, devemos ser humildes para valer e aprender a voltar atrás gentilmente, quando errarmos ou ac harmos que alguém errou em relação a nós. Essa será a maior prova de beleza interior que podemos dar. A pessoa muito orgulhosa além de perder os cabelos ainda fica propensa à arteriosclerose c omo reflexo da inflexibilidade mental. Teimosa e de ego muito forte em sua personalidade, passa também, a sofrer de hipertensão.
        
            COLUNA VERTEBRAL

          A coluna vertebral é o suporte do corpo. É o pilar da estrutura óssea e muscular. Ela é responsavel pelos movimentos dos braços, pernas e dos órgãos. Pela análise psicológica, a coluna simboliza nossas raízes genealógicas e tudo que suportamos dos dilema da vida. É como um grande pilar de um edifício, onde a parte invisível é a que sustenta a estrutura toda.
         A parte invisivel, no caso da coluna, são os nossos antepassados. Quando a criança com problema de coluna ou desvio de vértebras é porque a desarmonia familiar vem de muitas gerações. É o tipo de família que necessita deapoio espiritual e psicológico, pois as estruturas estão cada vez mais abaladas de pai para filho.
          Nesse caso, os pais deverão recorrer à sua religião e orar pelas almas dos antepassados, uma vez que de geração a geração ocorre uma interferência energética. Também há a interferência inconsciente dos próprios pais que vivem em desarmonia. Todo e qualquer aspecto negativo da conduta dos pais refletirá na saúde dos filhos. Desvio da coluna significa que a pessoa tem medo de tomar decisões importantes porque teme perder ou magoar alguém. Ela está normalmente lotada de responsabilidades, sendo que a maioria dessas responsabilidades não deveria ser sua. Costuma assumir tarefas dos outros e, com isso, suas costas ficam sobrecarregadas. Por mais que ore, essa pessoa tem sempre dúvidas e não confia plenamente no futuro. Saiba que tentar apoiar- se em velhos pensamentos - por falta de habilidade para superar a vida - provoca desvio de vértebras.


Vértebras Cervicais - Problemas com elas significam que a cabeça está sem apoio, confusa, com medo do ridículo, indecisa, amargurada, sente-se sobrecarregada e se acha responsável pelos problemas dos outros. Denotam ainda sentimento de culpa, ressentimento e tudo que for relacionado ao excesso de responsabilidade. Procure ser mais flexível consigo mesmo e não tente "carregar" mais do que pode.

Vértebras Toráxicas - Simbolizam as contrariedades. Problemas nestas vértebras ocorrem em pessoas que vivem suportando a vida da maneira que não gostam, que tem medo do fracasso, que culpam outras pessoas pelas suas tristezas, sentem-se amarguradas, recusam o amor por idealiza-lo demais, vivem conflitos internos por se sentirem rebaixadas pelos outros, tem medo de assumir sozinhas suas responsabilidades e fracassos, "entopem- se" de motivos para não desfrutarem da vida e experienciam tudo que é relacionado com c ertas punições internas e sentimentos de culpa.

Vértebras Lombares -  Problemas com elas significam contradições nos sentimentos e aparecem em pessoas que, ao mesmo tempo em que precisam do amor, recusam-no por necessitar de liberdade e da sua individualidade. Mostram indecisão quanto à posição que deve ser tomada em seu relacionamento amoroso e dúvidas quanto aos seus sentimentos. A região lombar também significa dificuldade financeira, insegurança quanto ao futuro profissional e insegurança quanto a contas a pagar no futuro. Outra explicação para os problemas nesta área está no bloqueio dos prazeres sexuais ou no seu extremo oposto (abuso sexual). O fato de não conseguir tomar uma decisão e arrastar problemas sentimentais por muito tempo faz com que a pessoa sinta raiva de si mesma. Essa inflexibilidade amorosa é responsável pelas dores lombares, desvios típicos (hiperlordose) e faz essa região tornar-se rígida e dolorida. As pessoas que não se dobram docilmente para as outras enrijecem esta região. Acabe com essa guerra interna de se achar responsável pela vida das pessoas que convivem com voce. Nós só assumimos as responsabilidades dos outros quando queremos comandar suas vidas. Harmonize- se com a vida e deixe que ela flua suave e naturalmente.
        
            ARTICULAÇÕES

         As artic ulaç ões simbolizam a gratidão no relac ionamento humano e fac ilidade para c ompreender as mudanç as
obrigatórias no seu rumo. Quanto mais natural e c onfortavel for seu jeito de ac eitar a vida c om suas atribulaç ões e
mudanç as repentinas, mais saudáveis serão suas artic ulaç ões. Quem não sente gratidão e alegria pelas c oisas
simples, que tanto as outras pessoas quanto a Natureza lhe proporc ionam, não rec onhec e, doc ilmente, os favores e
gentilezas que lhe dedic am e não perc ebe a grandiosidade de c ada gesto, por menor que seja, está sujeito a ter
problemas nas artic ulaç ões, e princ ipalmente na artic ulaç ão da c oxa c om o quadril (c abeç a do fêmur) que
simbolizará a avareza e a mente inflexivel e apegada. Portanto, quanto mais voc e for c ompreensivo e flexivel c om
as atitudes alheias, melhores e mais livres serão as suas artic ulaç ões.
          Artrite - Representa um c oraç ão c heio de c rític as e ressentimentos por pessoas que não valorizam seus
esforç os. Pessoas c om esse tipo de inflamaç ão são as que, às vezes, perdem tempo questionando, em
pensamentos, os porquês das atitudes das pessoas. Não c onseguem sentir que são amadas e geram c onflitos de
c arênc ia.
          Hérnia de Disco - Signific a que a pessoa está profundamente indec isa quanto à sua vida. Sente- se
totalmente desamparada e seus pensamentos a deprimem, pois impossibilitam que ela enc ontre saida para essasituaç ão. A hérnia de disc o é a forma de impedir a artic ulaç ão da c oluna. Ela mostra, simbolic amente, o quanto a
pessoa se sente "amarrada", o quanto os movimentos estão presos e essa dific uldade é gerada porque o apoio
nec essário para a movimentaç ão não é enc ontrado. Então, simbolic amente, isso oc orre quando a pessoa não
rec ebe apoio de alguém, no momento em que mais prec isa.
          Joelhos - Simbolizam suas atitudes para c om voc e mesmo, no presente. Eles deveriam equilibrar o seu
passado (c oxas) c om o seu futuro (pernas).
Pessoas que não c onseguem ac eitar opiniões alheias, e agem c omo c rianç as para defender seu espaç o,
mostram que prec isam amadurec er mais para poder c ompreender novas formas de se defender c ontra aqueles que
se lhe opõem. Faltar c om respeito para c onsigo mesmo deixando de realizar seus objetivos ou suportando todas as
c ontrariedades, doméstic as ou profissionais, também não é uma maneira c orreta de c omunic ar- se. A anulaç ão
pessoal só ac ontec e quando a pessoa não c onhec e outros meios de se expressar e ac redita que já tentou de tudo
para mudar uma situaç ão desagradavel que a aflige. Se voc e se sente ferido em seus sentimentos e em seu orgulho
porque está fazendo c oisas que c ontrariam seu verdadeiro modo de ser, se está se desrespeitando ao forç ar uma
situaç ão por não saber c omo c orrigi- la e vive c om o c oraç ão repleto de c rític as e desapontamentos, saiba que seus
menisc os, ligamentos e ossos do joelho serão afetados. Eles irão inflamar e poderá até oc orrer estiramento ou
rompimento dos ligamentos, mesmo que seja provoc ado por algum ac idente. Nós somos c onduzidos, c egamente,
pelo nosso inc onsc iente, para o bem ou para o mal, c onforme o que ac reditamos ou pensamos c onstantemente.
          As pessoas que não se dobram aos outros ou a determinadas situaç ões e teimam em sustentar as suas
opiniões ac abam somatizando um joelho que não dobra, que não flexiona e é extremamente dolorido.
A análise de nossa c onduta mais sec reta é, realmente, um trabalho dific il que requer sinc eridade e lealdade
c om relaç ão a nós mesmos. Para revertermos o quadro de doenç as, dores, etc ., para a saude e a felic idade,
devemos rec onhec er nossas emoç ões diárias e não somente nossos pensamentos, para que possamos trabalhar na
mudanç a do nosso interior.
          Ombros - Simbolizam tudo que c arregamos de responsabilidade e qualquer inflamaç ão nessa área signific a
que os nossos superiores, ou as pessoas que exerc em alguma autoridade sobre nós, não estão rec onhec endo o
nosso esforç o, não elogiam nosso trabalho, tomam para si idéias nossas, c riam c onflitos desnec essários, não
c olaboram c onosc o e, ainda, negam que estejam nos c ausando qualquer infortúnio. Isso gera uma tal ira que
c hegamos a desejar golpeá- los inc onsc ientemente. Às vezes, poderemos até assumir esse desejo pelas evidênc ias
do atrito.
          A Bursite é exatamente a inflamaç ão das bolsas responsáveis pela artic ulaç ão do ombro. Ela simboliza a
prisão interna e c onflitante do seu c oraç ão que está relac ionada a algum superior. Uma vez que os ombros são
responsáveis pelas tarefas e serviç os de nossa vida, tudo aquilo que visar o bloqueio dos movimentos em nosso
trabalho c ausará uma somatizaç ão, mostrando a amargura por não podermos desenvolver as idéias, a c riatividade e
o desempenho ideais.
          Ac reditar que os outros tem o poder de nos atar em nosso c aminho é ac reditar que somos mec ânic os e que
nosso c onhec imento é limitado. Se a responsabilidade de c uidar da família faz voc e se sentir ac orrentado, então
está na hora de reformular e parar de assumir responsabilidades que não são suas. Dividir o trabalho e reeduc ar os
entes do nosso c onvívio requer sabedoria, forç a de vontade, desprendimento, diálogos e fibra para, c om amor,
c oloc ar c ada um em seu devido lugar. Nós somos responsáveis pela c arga que levamos em nossas c ostas, portanto,
livre- se dela sem transtornos e rec onhec endo que só c onseguimos ajudar verdadeiramente as pessoas quando
deixamos que elas c onheç am seu potenc ial através do trabalho e c uidando de suas vidas.
          Pulsos - É sinônimo de frustraç ão porque, no momento em que voc e mais prec isou provar os seus
c onhec imentos, não c onseguiu manejar satisfatoriamente as suas experiênc ias. Quando a pessoa ac redita que
domina o que aprendeu, mas, em determinadas situaç ões, sente- se perdida e enc urralada, os seus pulsos passam a
doer.
          Sabemos que existe a síndrome dos digitadores (em informátic a), que é assoc iada ao tipo de trabalho que
exerc em. Mas, na verdade, os sintomas só ac ontec em quando estes profissionais tentam mostrar o melhor de suas
possibilidades profissionais, mesmo sem ter muita experiênc ia. Muitas vezes estas pessoas vêem a atividade que
desempenham apenas c omo um meio de sobrevivênc ia que não traduz as suas verdadeiras expec tativas para a
realizaç ão profissional. Com isso ac abam dific ultando o manejo das experiênc ias em sua mente.
          Se prec isamos c amuflar a nossa personalidade para c ausar boa impressão, seremos obrigados a arc ar c om
atitudes que não podemos sustentar por muito tempo. Os pulsos apenas avisam que prec isamos c onfiar em nossos
c onhec imentos e assumi- los, c om modéstia e efic iênc ia.
        
            OSSOS
          Simbolizam a estrutura e a formaç ão da personalidade. Quando uma pessoa resiste, rebeldemente, àautoridade dos pais, c hefes, marido, esposa, etc ., rompe a harmonia do relac ionamento e, inc onsc ientemente,
provoc a fraturas ósseas signific ando "quebra de relac ionamentos ou da autoridade alheia".
          Ossos fortes signific am que sua personalidade não se deixa abalar por muito tempo por c omandos externos.
Voc e sabe respeitar as ordens ou, pelo menos, c onfia em si mesmo, sabendo que não é através da rebeldia que sua
livre expressão será respeitada. O importante nesse c aso é c onseguir fazer prevalec er sua opinião harmoniosamente
e não através de atritos. Seja flexivel se for prec iso e c umpra humildemente c om as suas responsabilidades porque
é só assim que voc e saberá c onhec er os verdadeiros objetivos dos superiores. Saiba c eder e aprenda a argumentar
c om inteligênc ia. A rebeldia e a resistênc ia provam que voc e não tem c onfianç a em sua própria personalidade. Quem
se garante não se intimida e nem se rebela, mas proc ura resolver os problemas c om seus opositores pac ientemente.
         Se voc e vive em ambiente onde rec ebe ordens c ontra sua vontade, proc ure verific ar se seu c omportamento
não está demonstrando aparênc ia de irresponsavel e fazendo c om que seus superiores "peguem no seu pé"
c onstantemente. Cuide de suas c oisas c om c arinho. Respeite o espaç o dos outros e saiba responder c almamente às
perguntas que lhe são feitas, sem ofender- se nem se alterar. Esteja sempre em paz em suas dec isões. Com c erteza
todos passarão a respeitá- lo e ac reditarão mais em seus objetivos. Não dê motivos para que as pessoas pensem o
que bem entenderem de voc e. Seja sempre sinc ero e c auteloso.
         T ome dec isões por voc e mesmo e ac redite que elas serão c orretas, pois a vida nos ensina através de nossos
erros. Portanto, perc a o medo e a vergonha de errar. Quem não erra?
Proc ure dar mais atenç ão às suas qualidades, valorize seus c onhec imentos e habitue- se a tomar dec isões
sozinho.
Osteoporose - Osteoporose tem o mesmo signific ado psic ossomátic o de ossos deformados. Além disso, a
mente dessa pessoa está mostrando que perdeu seu estímulo de vida e sua agilidade para resolver seus próprios
problemas. A tensão c onstante em sua c onsc iênc ia faz de voc e uma pessoa dific il de c ompreender que a vida flui
naturalmente e que tudo está se transformando a c ada instante. Abra sua mente e amplie sua c onsc iênc ia: a vida
no Universo é extensa demais para voc e se tranc ar nos limites de suas c renç as e seus medos. Alivie essa tensão
mental e relaxe, c onfiando no melhor.
         Aprenda algum método de meditaç ão e relaxamento, para que voc e c onsiga soltar esses pensamentos fixos.
Fratura - T oda fratura mostra inflexibilidade da personalidade, resistênc ia exagerada a "c eder" opiniões ou
c oisas materiais e se revolta c ontra alguma autoridade. É uma forma simbólic a de romper c om a autoridade de quem
o tolhia.
        
            UNHAS
          As unhas são c asc os de proteç ão de nossos dedos e simbolizam aqueles que nos protegem (nossos pais).
Pessoas que roem unhas estão, inc onsc ientemente, querendo dizer que tem raiva de um dos pais. A rebeldia e a
mágoa que guardam no c oraç ão é tão profunda que, mesmo após a morte dos protetores, esse sentimento c ontinua
registrado em seu subc onsc iente.
          Normalmente se diz que pessoas que roem unhas são nervosas e estão sempre inquietas: é porque estão
guardando ressentimentos profundos pela educ aç ão rec ebida e os transferem para seu c onsc iente na forma de
insatisfaç ão, ansiedade, depressão e raiva de c oisas insignific antes do seu dia- a- dia.
O simbolismo de "c omer unhas" resulta em um inc ômodo muito grande para o estômago, o que ac abará
c ausando dores que, motivadas pela ira c onstante, alimentam o estômago de agentes químic os noc ivos, mandados
pelo c érebro através de impulsos nervosos a fim de c ombater supostos inimigos no organismo, c ausados pelas
emoç ões fortes ou negativas.
          Unhas Encravadas - Simboliza tensão e exc esso de preoc upaç ões c om a própria individualidade e uma
grande nec essidade de seguranç a dentro do ambiente de atuaç ão ou familiar. Indic a alguém que não quer
demonstrar fraqueza e sente raiva por não ser c ompreendido e que, apesar de fugir das emoç ões, perde- se nelas,
deixando que c heguem a extremos (é o desequilíbrio). Uma pessoa assim prec isa sentir- se apoiada e fic a nervosa
quando os outros desc onfiam de sua índole ou de suas verdadeiras intenç ões. Desc onhec endo sua própria
c apac idade, torna- se indec isa...tem medo de errar e não c onfia nas pessoas. Normalmente quem tem unha
enc ravada tem um dos pais, ou alguém igualmente influente, que é superprotetor.
          O "medo" pode ser rec onhec ido sob várias formas: existem os medos que, por uma questão de orgulho,
esc ondemos de nós mesmos; podemos ter medo que invadam nosso espaç o pessoal; medo de darmos opinião sobre
determinado assunto e, por isto, não sermos benquistos, medo de que alguém possa interferir em nossos planos ou
modific á- los, enfim, existem tantos medos difusos em nosso dia- a- dia que, às vezes, nem c onseguimos identific á-
los. O medo sec reto é uma c onstante nas pessoas c om unhas enc ravadas que estão mostrando desta forma que
prec isam se "enc olher" ou "fugir" para dentro de si mesmas c om o intuito de evitar "invasões".          Use sua imaginaç ão para c riar o mundo que voc e deseja e tente relaxar profundamente, "soltando" os
sentimentos de desc onfianç a.
        
            VARIZES
          Simbolizam que o fluxo dos pensamentos está prejudic ado pela revolta de estar sobrec arregado. A pessoa
que não suporta o lugar onde está, fazendo, prolongadamente, c oisas c ontra sua vontade, frustrada e irritada por
não c onseguir se realizar, bloqueia o fluxo da vida, c omo símbolo de rejeiç ão c ontra o que está vivendo. Surgem,
então, mic ro- vasos (vasinhos), varizes e até flebite. Isso mostra pensamentos perdidos, assim c omo aparentam as
veias sob a pele. Quando alguém não tem c oragem ou inic iativa de mudar a situaç ão indesejada em que vive,
normalmente c ulpa os outros por estar infeliz. Portanto, problemas nas veias também signific am ac reditar que é
obrigado a fic ar onde está, sem poder reagir.
         Mulheres que não desejam mais ser donas de c asa e estão saturadas, pessoas que vivem na dependênc ia de
outras e nec essitam ser independentes, alguém que trabalha em algum lugar que já não suporta mais, ou mesmo
alguém que não c onsegue se estabilizar por mais que tente. Esses são apenas alguns exemplos do que representam
as varizes.
          Deixe de sobrec arregar- se. A c arga mental é gerada pela insatisfaç ão e ingratidão para c om as dádivas da
vida. Antes de lamentar sua situaç ão atual, pergunte- se: Como vim parar aqui? Será que não foi por falta de
vontade ou c oragem de minha parte em mudar as c oisas logo no c omeç o?
        
            ANÁLISE DA PELE
         Nossa pele representa a proteç ão da nossa individualidade.
Manchas na Pele - Signific am que, de alguma maneira, estamos nos sentindo ameaç ados. Quando temos
dific uldade em transmitir nossos pensamentos e não c onseguimos nos fazer entender, elas aparec em no rosto e
indic am as "manc has" na nossa c omunic aç ão.
         Manchas brancas nos braços - Signific am c onflitos internos c om a sogra, irmãos ou c unhados, são também
um sinal de que a pessoa não se sente amada ou se sente ameaç ada por eles que poderão impor limites em seu
mundo pessoal ou em sua individualidade.
          Alergia na Pele - Signific a que a pessoa está vivendo momentos de irritaç ão c om pessoas próximas e que
atrasam seu desenvolvimento pessoal e profissional. Quando ela se vê obrigada a fazer o que não gosta, persuadida
por pessoas de quem depende de alguma forma, surgirá, c om c erteza, c oc eira inc essante signific ando o desejo
inc onsc iente de "arranc ar" aquilo que inc omoda profundamente.
          Pare de sentir ameaç ado e c ontrariado. Se voc e está passando por isso é porque, de alguma forma,
proc urou. Saia dessa sem ressentimentos, pois ninguém sabe quando está "c ausando" alergia em alguém. Passe a
se expressar melhor. Seja objetivo e tire a c ulpa do seu c oraç ão. Eduque- se a não deixar que seu espaç o seja
ameaç ado. Diga, abertamente, o que o inc omoda, pois tudo pode ser falado, desde que seja c om c arinho e
determinaç ão. Analise- se e perc eba se voc e c onsegue, humildemente, mudar um pouc o mais seu jeito de falar c om
as pessoas e o trato c onsigo mesmo.
         Voc e mudando primeiro, as pessoas ao seu redor mudarão aos pouc os. Pare c om esse orgulho de querer que
o outro mude primeiro.
Espinhas e Furúnculos - Signific am ac reditar nas c oisas feias da vida e mostram que a pessoa guarda no
c oraç ão ac úmulos da "podridão do mundo". Sente raiva de si mesma e está sempre desc onfiada. Famílias que
educ am as c rianç as proc urando mostrar as c oisas feias da vida para que possam aprender a se c uidarem sozinhas,
provoc am espinhas e furúnc ulos, c omo manifestaç ão da "sujeira" registrada em seu subc onsc iente.
         Por outro lado, também uma educ aç ão c om o intento de afastar todas as tristezas do mundo, para poupar a
c rianç a de sofrer antes da hora faz c om que ela, já adulta, não saiba suportar os problemas que advirão. Isso faz
seu mundo infantil desmoronar de uma vez e ela passa, então, a ac reditar no que é "feio". Busque a essênc ia da
vida em seu interior: lá está o verdadeiro equilíbrio que voc e proc ura. Em tudo que fazemos deve haver um meiotermo para que os dois pólos energétic os do Universo estejam em harmonia. O que voc e vê de feio é apenas o
reflexo daquilo que voc e ac redita.
          Papeira - Mostra que a pessoa sente- se um empec ilho e que tem horror de ser c ritic ada pelos seus atos.
Não sabe c omo agir quando rec ebe uma c rític a, sente- se infeliz e alimenta uma postura de vítima.          Aprenda a ser voc e mesmo, diga o que voc e está sentindo e saia dessa posiç ão de se ac har sempre
atac ado. Levante a sua c abeç a e c omec e a agir sem medo de ser c ritic ado, pois se isso ac ontec e é porque voc e
permite.
Somos responsáveis pelo que estamos vivendo e jamais outras pessoas terão alguma c ulpa. Elas são apenas
instrumentos para o nosso aperfeiç oamento espiritual e c omportamental.
Verrugas - Simbolizam o ac úmulo de momentos de ódio, por viver c om o c oraç ão desc onfiado e sempre
atento para c om as c oisas feias do seu ambiente. Dependendo de onde estiverem as verrugas, será possivel
identific ar de onde vem a raiva e o que voc e ac ha feio ou maldoso.
         Sabendo analisar c orretamente, elas servirão c omo guia para as mudanç as dos seus pensamentos.
O mais importante não é arranc ar a verruga c om algum instrumento ou remédio, mas sim entender seu
signific ado para se auto- ajudar e c orrigir seus passos. Com o seu c oraç ão livre dessas idéias velhas e feias, as
verrugas desaparec erão automatic amente. Use seu bom senso e veja se vale a pena guardar tanta banalidade que
só serve para atrapalhar a sua felic idade. Mesmo que voc e não se lembre imediatamente, saiba que em algum lugar
da sua mente fic aram depositados os pequenos ódios do passado e do presente. Elimine- os substituindo- os por
pequenos pensamentos de amor a c ada lembranç a triste. Pense positivamente, porque a vida é bonita demais para
que o ser humano a estrague c om seu ego ferido.
         Rugas - Simbolizam as marc as da vida. Cada linha tem sua história na mente de quem as c ria. Por exemplo:
quanto mais ac hamos a vida c ansativa, mais linhas aparec erão no rosto e quanto mais vemos o mundo envelhec er,
mais envelhec emos.
          Para não termos rugas é nec essário primeiro ac reditar que a paz de espírito é responsavel pela beleza da
alma e do c orpo.
Ac redite na eterna juventude de sua pele e saiba que c ada pensamento de tristeza e ódio refletirá em sua
fac e, somatizando linhas.
Não basta amar a tudo, é prec iso também não enxergar os problemas da vida c omo uma tragédia. Não
supervalorize os ac ontec imentos, porque é a nossa maneira de ac reditar neles que dá vida aos problemas. O que
para uns é terrivel, para outros é apenas normal. Nós vemos as situaç ões c onforme as imagens que c riamos em
nosso mundo interno: um mesmo problema é visto sob várias formas por pessoas diferentes, pois também as suas
experiênc ias são diferentes.
        
            EVOLUÇÃO
         Não é nec essário que voc e ac redite em reenc arnaç ão, pois seja qual for a sua c renç a, ela depende mesmo é
de sua postura positiva diante de todos os ac ontec imentos da vida. Saiba que os orientais estudam fenômenos
espirituais e materiais do mundo de uma forma que c orresponde às explic aç ões psic ológic as, fisic as, astronômic as,
matemátic as, etc ., e que leva a sérias desc obertas c ientífic as. O que eu realmente quero dizer c om isto é que ser
feliz independe de qual seja a nossa religião ou c renç a: o mais importante é saber que existe uma lei de "c ausa e
efeito", pesquisada e c omprovada universalmente. Para sermos felizes, teremos de busc ar a tranquilidade da alma,
perante qualquer situaç ão em que possamos nos enc ontrar.
          A filosofia oriental afirma que a nec essidade reenc arnatória faz c om que esc olhamos a família que nos
auxiliará em nossa evoluç ão. A esc olha é feita pela vibraç ão de nossa alma, pois a energia dos semelhantes
enc ontra- se por todo o Universo. Portanto, se voc e nasc eu c om deformidades c ausadas pelo tipo de c onduta de
seus pais e antepassados é porque dec idiu vir por eles e jamais alguém terá c ulpa pelos seus problemas. Agradeç a a
seus pais, onde quer que eles estejam, porque lhe deram a oportunidade que voc e pediu para sua desintegraç ão
c ármic a.
          A felic idade existe sempre e em qualquer lugar. É c omo as árvores frutíferas que estão em toda parte. É só
c olher a fruta desejada. T emos infinitos motivos para nos alegrarmos e gozarmos a vida, mas estamos sempre
proc urando ansiosamente obter o que ainda não aprendemos a c onquistar.
        
            MÚSCULOS
         Se estiverem flác idos, é devido a pensamentos também frac os e sem expressão.
Os músc ulos flác idos são sintomatizados por pessoas ac omodadas e lentas para agir e pensar, as quais
fazem c om que o subc onsc iente generalize um c omportamento que refletirá no c orpo a mesma c onduta mental.Nossa mente oc ulta, ou seja, nosso subc onsc iente, c apta as informaç ões do c onsc iente de uma forma objetiva e
não possui c apac idade de interpretaç ão. Simplesmente, registra o que pensamos, de maneira fiel. Assim, todos os
órgãos e músc ulos involuntários são regidos por essa mente interna e passam a reagir c onforme a ordem enviada ao
subc onsc iente.
          Se os seus músc ulos estiverem extremamente rígidos, simbolizam tensão e medo de soltar- se. Signific am,
também, inflexibilidade c onsigo ou c om outras pessoas. Se os músc ulos doem sem que voc e tenha feito exerc íc ios
físic os, eles estão apenas "mostrando", em alguma parte do seu c orpo, que suas atitudes e pensamentos não
c orrespondem aos seus verdadeiros anseios, ou seja, que voc e deve estar sentindo- se c oagido de alguma forma;
que deve estar se c ontrariando devido a alguma pressão psic ológic a de alguém ou de alguma situaç ão; que deve
estar fazendo ou o que não gosta, ou o que gosta, mas da maneira que não deseja.
          Músculo do Pescoço - Dor no pesc oç o simboliza a inflexibilidade dos seus pensamentos e a dific uldade de
relaxar em relaç ão às c obranç as alheias e mesmo à autoc obranç a.
A pessoa que não quer deixar de ter opiniões rígidas e rec usa- se duramente a mudar seus hábitos, vai
ganhar um pesc oç o duro, igual à sua c abeç a. Pessoas perfec c ionistas normalmente tem muitos torc ic olos.
Muitas vezes, as pessoas que ac ordam c om o pesc oç o doendo e nem c onseguem girar a c abeç a para o lado,
rec lamam: "Dormi de mal jeito, por isso estou assim". Ac ontec e que isto são apenas justific ativas e não explic aç ões
reais para as dores.
Se voc e estiver c om dor no pesc oç o ou c om torc ic olo, pare e pense um pouc o. Analise seus últimos atos ou
pensamentos c ontra algo ou c ontra alguém. Lembre- se de algum episódio durante o seu dia de ontem ou de
anteontem. Será que voc e não está sendo teimoso c om alguém ou c om alguma idéia fixa. Será que voc e não está
sendo insistente demais em querer que determinada pessoa pare de agir daquele jeito que tanto desagrada voc e?
         Cãibras - Signific am tensões e medo de soltar- se e traduzem uma nec essidade de querer manter os próprios
direitos, nem que seja através de atritos. Se voc e tem c ãibras fique atento pois provavelmente alguém que tem
c erta autoridade ou domínio sobre voc e está tentando c ontrolar sua vida ou seus negóc ios. Daí é que ac ontec e
essa c ontraç ão musc ular, o que mostra o quanto voc e está tenso e na defensiva.
         As c ãibras são uma inseguranç a em progredir mais, por pensar que não c onseguirá usar sua experiênc ia para
isso. A tensão e medo de prosseguir é que travam voc e realmente. Abandone esse medo de mudanç as ou de
renúnc ias. Relaxe sua mente e seu c orpo também estará solto.
        
            OBESIDADE
          A gordura é o c asulo que a pessoa c ria, inc onsc ientemente, para se proteger e se esc onder dos problemas
externos.
Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar c om fac ilidade, busc am se proteger atrás da gordura, que
representam a mac iez de um abraç o.
Muitas vezes a gordura é uma forma c onvenientemente usada para se c onseguirem c ertos benefíc ios, c omo
atrair a c ompaixão de outras pessoas, deixar de trabalhar naquilo que não gosta, esc apar de c ertas obrigaç ões que
limitam sua liberdade e até mesmo testar o amor e a fidelidade do c ônjuge. Mais uma vez vemos que o perigo está
em nossa mente, não no mundo em que vivemos, e nem nos alimentos que c omemos.
          Faç a um "regime" nos seus pensamentos e limpe toda essa amargura. Viva tranquilamente e sem se sentir
ameaç ado. Ame profundamente a todos e voc e perc eberá que, c omo resposta, rec eberá mais amor dos outros. Saia
já desse c asulo e partic ipe ativamente do mundo, de peito aberto e ac reditando que voc e está sendo protegido
pelas mãos do Grande Pai.
          Pare de guardar mágoas e ressentimentos. Chega de disc utir gratuitamente c om as pessoas, pois c ada uma
delas luta pelas suas razões e voc e pode sair mac huc ado. Apenas aja c om doc ilidade e poder e não deixe que as
diferenç as de vida e opiniões o aflijam.
            Quanto mais voce "engolir" e guardar mágoas, mas seu corpo engordará.
         Para voc e superar definitivamente essa dific uldade de emagrec er terá de c ompreender que toda expec tativa
gera frustraç ão. Por isto não fique esperando ac ontec er o que voc e deseja, nem queira que as pessoas sejam c omo
voc e ou lhe dêem aquilo que tanto voc e almeja. Saia já dessa postura de vítima e perc eba o tamanho do seu
próprio poder. Ninguém é responsavel pelas suas fraquezas ou frac assos. T udo depende exc lusivamente da sua
postura diante da vida e dos ac ontec imentos. Passe a agir c omo adulto e mostre seus verdadeiros interesses a
quem é importante para voc e.
         Chega de arrumar pretextos pois isto só vem provar que voc e está realmente tendo alguma c onveniênc ia emser gordo. E, definitivamente, tente c ompreender que quando nos magoamos c om algo é porque estamos sendo
egoistas em querer que tudo seja do nosso jeito. Liberte- se dessa tendênc ia e ac eite as pessoas c omo elas são.
          Experimente a nova sensaç ão de viver livre de suas próprias c obranç as. Experimente a satisfaç ão de poder
dizer o que gosta e sente e tente eliminar, c ompletamente, a raiz do "tem de ser assim". Nada "tem de ser assim".
Deixe apenas que as c oisas fluam naturalmente e faç a sempre o que seu c oraç ão mandar. Respeite- se ac ima de
tudo pois ninguém deve menosprezar- se. Assuma- se c omo filho de Deus e, automatic amente, seus pensamentos se
tornarão nobres e saudáveis.
        
            TIREÓIDE INCHADA
          Isso oc orre quando uma pessoa possui c oraç ão insatisfeito, atitude mental rebelde, rec usa os c onselhos do
marido ou de alguém que exerc e grande poder sobre ela. É um reflexo da desarmonia no c oraç ão.
A exaltaç ão dos sentimentos exerc e grande influênc ia sobre a sec reç ão hormonal da tireóide.
Existem mulheres que, por fic arem remoendo- se c om c iumes do marido, ou depois de terem brigado c om ele,
passam, repentina ou gradativamente, a ter uma "inc haç ão" no pesc oç o e a sofrer da moléstia de Basedow (além do
pesc oç o inc har os olhos fic am salientes e a frequênc ia c ardíac a aumenta demasiadamente, mesmo estando em
repouso).
          Se voc e estiver sofrendo desse mal, saiba que a sua dependênc ia está sendo extrapolada e o seu
autoc onhec imento ignorado. Deixe de esperar que os outros sempre a sirvam. As pessoas não tem obrigaç ão de
c ompreendê- la ou de satisfazer os seus desejos. Solte- se para as mudanç as da vida e saia dessa postura de
vítima. Rec onheç a que é desnec essário voc e viver pedindo amor aos outros. Admita que é voc e mesma quem está
se desamando e que, por isso, voc e faz refletir nas pessoas mais íntimas a impressão de que a estão rejeitando.
        
            SANGUE
         Simboliza a saida ou perda da alegria.
Sangue é o fluxo da vida e representa a alegria, que gera felic idade.
Se voc e vive c ontrariado e não sente alegria pelas c oisas que faz, poderá ter problemas de sangramento nas
gengivas.
T ome c uidado ao analisar sua vida. Às vezes pensamos que estamos vivendo normalmente e, por
ac omodaç ão, não perc ebemos que estamos mesmo é c arentes de alegrias.
Pessoas que se anulam para c ontornar determinadas situaç ões e deixam de fazer o que gostam, só porque
de alguma forma lhes foram impostos outros valores, estão deixando a alegria da vida se desvanec er. O símbolo
disso tudo será então uma hemorragia loc alizada ou generalizada. Enquanto voc e ac har que todos os dias são
iguais, a alegria não voltará.
         Pare de dramatizar sua vida e dê aos problemas a dimensão exata que eles tem, sem supervalorizá- los. Saiba
entender, de forma positiva, o que eles representam em seu c aminho e faç a deles um instrumento para aprender a
c orrigir suas falhas de c omportamento.
T udo que nos ac ontec e, nós mesmo c riamos e atraímos de alguma forma. Admita e amadureç a sua maneira
de pensar.
Anemia - Para tudo na vida há um porém: há pessoas que não c onseguem aproveitar os bons momentos de
sua existênc ia porque vivem temerosos; há os que ac abam fic ando sem alegria no c oraç ão porque não sentem
prazer em mais nada; há ainda aquelas que se sentem subestimadas pelos outros, e outras, ainda, que ac reditam
que há c ertos limites na vida e perdem a vontade de se amar.
          Se, em sua educ aç ão, nunc a o valorizaram nem inc entivaram ou elogiaram, então dê c hanc es às outras
pessoas para que notem suas qualidades, já que voc e mesmo ac ha que não as nota e prec isa do rec onhec imento
alheio. Intimamente, voc e sabe que tem, mas prec isa ouvir isso de alguém.
Se formos pessoas c heias de sentimentalismo e, c onservarmos sempre a postura de vítima, o c érebro
ordenará que nossa c orrente sanguínea dependa de agentes externos para que possa c ontinuar o trajeto pelo
c orpo. Perc eba que essa situaç ão pode ser exatamente semelhante ao c omportamento que voc e está tendo em
relaç ão a c ertas pessoas e à vida. Voc e não quer admitir, mas está sempre prec isando ser rec onhec ido, admirado,inc entivado e pretende até ser o c entro das atenç ões (mesmo dentro dessa sua modéstia). Rec onhec er e assumir
os próprios valores é realmente muito dific il porque nosso ego se "alimenta" de influênc ias externas. T odavia saiba
que não prec isamos de nada que venha de fora. Isso é uma ilusão. No momento em que voc e sentir seguranç a pelo
que voc e é, tudo c omeç ará a se transformar em seu c aminho.
         Ninguem gosta de gente que vive rec lamando da vida e c heio de doenç as. Na verdade, todos proc uram estar
ao lado de quem ac redita no melhor e tem vontade e energia para gostar de si mesmo...e dos outros. Essa sua
atitude de pessoa "frac a por natureza" só fará c om que os outros tenham dó de voc e e dó não é amor, é raiva
disfarç ada!
        
            MAL-ESTAR EM GERAL
          Dores, gripes, resfriados, etc , tem seu signific ado e eles são, apenas, manifestaç ões de uma c erta
resistênc ia e rebeldia da pessoa c ontra alguma situaç ão.
Simboliza falta de amparo. A pessoa se sente só, não c onsegue resolver problemas emoc ionais e c ulpa- se,
inc onsc ientemente.
Qualquer pessoa pode ter sentimento de c ulpa e ele pode ser c ausado até pelas c oisas mais simples.
Normalmente esse sentimento está oc ulto em nosso interior sob formas muito disfarç adas. A c ulpa só poderá ser
eliminada do c oraç ão se for c ompreendida, se ac eitarmos o fato de que ela existe erroneamente e se c onhec emos a
verdade de que ninguém prec isa arc ar c om as responsabilidades que são dos outros. Devemos saber delegar
responsabilidades no lar, no trabalho, nos estudos de grupo e não assumir tudo, para não nos sobrec arregar.
          A dor vem mostrar que algo está errado em sua vida e que voc e está se sentindo limitado para agir em seu
próprio benefíc io.
Quando uma pessoa está sobrec arregada de serviç os e responsabilidades, c ontrariando seu bem estar e
prejudic ando seu amor próprio, seu inc onsc iente atuará, "avisando- a" que está na hora de refletir e fazer
mudanç as.
Enfim, várias são as razões para sentirmos dores de c abeç a, dores nos ossos, nos dentes, etc . Pare de
justific ar tudo. É desnec essário que voc e explique aos outros os porquês das suas atitudes ou que justifique a
demora em tomar dec isões. Respeite- se e todos também o respeitarão. Ac eite- se da maneira que voc e é hoje e
saiba que, a c ada dia, poderá melhorar em todos os sentidos. Não tente c olher frutos que ainda não amudec eram.
T enha mais pac iênc ia e respeite o tempo.
          Gripes & Resfriados - As pessoas que fic am resfriadas ou gripadas c om fac ilidade mostram sua revolta
c ontra pensamentos c ontrários aos delas. T ambém mostram que muita c oisa está ac ontec endo ao mesmo tempo em
seu ambiente, fazendo c om que "não tenham tempo" para si mesmas. Quando voc e se atola de c ompromissos que
inibem seu jeito real de viver e deixa de lado o seu lazer para "trabalhar por nec essidade", voc e ac aba
desorganizando inc onsc ientemente na sua c abeç a (simbolic amente, signific ando c ongestionamento de oc upaç ões)
que vai fazer voc e fic ar doente para obrigá- la a parar um pouc o e voltar a se oc upar c onsigo mesmo. Esse, na
verdade, é um desejo c onsc iente, mas que, devido à situaç ão, não pode ser revelado. Então, sua mente
"providenc ia" um mal- estar para que voc e tenha uma desc ulpa e possa fugir daquele "inferno", "sem c arregar c ulpa".
         Gripe é, basic amente, uma c onc epç ão de influênc ias externas que voc e rejeita na mente.
Aproveite a gripe para refletir e fazer mudanç as em seu c omportamento. Ninguém é obrigado a fazer o que
não quer, nem a assumir sozinho uma situaç ão. Reaja, c om amor, sobre momentos desenc adeadores desse c aos
interno...e a doenç a desaparec erá! Duvide dos c ostumes antigos c uja c renç a, generaliza, é que a gripe e o
resfriado são provoc ados pelo c lima, pelo "c hão frio", pelo "golpe de ar gelado", pelo exc esso de sorvete, etc . Os
próprios psic analistas já admitem que tudo são somatizaç ões. Portanto, quem ainda não ac redita nisso é porque
mantém, enraizado em seu subc onsc iente, as instruç ões negativas da própria educ aç ão.
          O inc onsc iente se enc arrega de c riar o tipo de doenç a que c oinc ida c om o tipo de trabalho da pessoa, ou
aproveita uma situaç ão apropriada para que a c renç a do indivíduo faç a sentido.
Estamos nos familiarizando, c ada vez mais, c om a mente interior e logo nosso c érebro se adaptará c om o
modo c orreto de pensar. Realmente é dific il transmitir esse tipo de informaç ão para as mentes que preferem se
ac omodar no passado. Ainda existem pouc os livros  que afirmam, c om absoluta c onvic ç ão, que a doenç a é apenas
uma ilusão da mente c om o sentido de despertar a c onsc iênc ia do indivíduo, mas, c om c erteza, ainda serão
divulgadas novas desc obertas ac erc a da c ura das doenç as pela terapia psic ossomátic a.
          Fadiga - Mostra a falta de c arinho e amor pelo que estamos fazendo. Quando trabalhamos c om amor e
satisfaç ão, não nos sentimos c ansados. A energia de nosso c orpo não deriva somente de fontes alimentares, mas
deriva também da vontade do c oraç ão. Se voc e está fatigado é porque não quer mais fazer o que está fazendo ou
do jeito que está sendo obrigado a fazer e preferiria estar c uidando de outra c oisa. Pense no que voc e mais gostade fazer. Com c erteza faria o dobro e não se c ansaria a ponto de se fatigar. Não é? Enquanto voc e estiver
resistindo, as suas forç as serão propositadamente limitadas até que voc e tenha que parar, preferivelmente por
ordem médic a, pois assim voc e mesmo não prec isará sentir c ulpa por abandonar o que estava fazendo.
          Insônia - É sintoma de uma preoc upaç ão exagerada c om o amanhã, é o medo de estar errado em algo e a
inc erteza de que, de uma forma ou de outra, tudo se resolverá.
Cuidado c om o c ongestionamento de novas idéias, que ativa demais sua ansiedade, aumentando o fluxo
sanguíneo no c érebro e provoc ando a insônia.
Deixe para trás o dia que passou, sinta que o amanhã será tranquilo e que tudo ac ontec erá da melhor
maneira, em todos os sentidos. Se voc e insistir em tentar resolver seus problemas durante a noite, além de
c onseguir uma insônia angustiante, vai bloquear também a sua intuiç ão - que só func iona através da tranquilidade.
Se for prec iso, tome um banho quente, que fará seus vasos sanguíneos entrarem em um proc esso de vasodilataç ão
que, c onsequentemente, o levará a uma agradavel sensaç ão de relaxamento.
          Pressão Alta - É sinal de problemas emoc ionais guardados e não resolvidos. Indic a uma pessoa
extremamente preoc upada em não perder, que remoe detalhes e sofre por não ac eitar determinadas situaç ões.
Liberte- se de lembranç as desagradáveis e relaxe deixando o tempo resolver essa situaç ão para voc e. Deixe
de limitar seus pensamentos a um fato determinado e de c analizar as suas forç as negativas porque elas podem
destrui- lo muito antes de voc e perc eber. Alivie seu c oraç ão desapegando- se daquilo que o inc omoda. Liberte- se do
medo do futuro, pois muitas vezes tememos e sofremos antec ipadamente por fatos que nunc a ac ontec erão.
         Use téc nic as de respiraç ão e "solte" os problemas. Com c erteza eles irão se resolver, c om ou sem voc e. Dirija
sua mente para outros assuntos e viva plenamente.
Pressão Baixa - É sentir- se c arente e c om inc ertezas. Repare em quantas vezes voc e foi pessimista no dia
de hoje. O sentimento de frustraç ão destrói o seu ânimo e, assim, parec e que lhe falta o essenc ial na vida. Proc ure
ver todos os lados da questão e perc eba que voc e está c obrando um amor que pensa não ter. A sua expec tativa
em relaç ão às pessoas faz c om que voc e seja frac o no momento de tomar dec isões. Devemos aprender que é inutil
esperar algo de alguém; prec isamos rec onhec er e agradec er as pequenas c oisas que nos são oferec idas.
         Enquanto voc e se sentir desamado, nenhuma pessoa será perfeita para voc e pois a experc tativa é sua e não
de quem vive ao seu lado.
Fortaleç a sua personalidade c om c onhec imentos de psic ologia e voc e verá quanto tempo está perdendo c om
essa postura de vítima.
O sentimento de posse traz infelic idade, intrigas e, c onsequentemente, pressão baixa para "atrair" amor de
outra forma que não seja através da c obranç a explíc ita.
Felic idade se c onquista! Portanto é inutil tentar atrair amor fazendo- se dependente dele, pois, o máximo que
voc e c onseguirá c om isto será transtornar a vida da pessoa a quem voc e ama de uma tal forma, que fic ará sem
saber se o sentimento dele por voc e é amor ou dó.
Febre - Simboliza, nitidamente, o "atrito" c om pessoas próximas. Experimente esfregar as mãos c om forç a e
persistênc ia: voc e sentirá que o atrito entre elas provoc ará c alor intenso.
O termo: "ferver de raiva" traduz, perfeitamente, o signific ado da febre. Quando a raiva é intensa, não é
desabafada ou soluc ionada, surge a febre, ou até ac identes c om fogo, uma vez que o inc onsc iente traduz, ao pé
da letra, nossos sentimentos. Se analisarmos, por exemplo, uma queimadura na pele, será fac il identific ar o alvo da
raiva, pois c ada parte do c orpo simboliza uma emoç ão ou uma situaç ão espec ífic a.
          A febre na c rianç a revela a existênc ia de atrito entre os pais, ainda que eles não demonstrem o que estão
sentindo. Este reflexo é possivel porque os inc onsc ientes se c omunic am: se um dos c ônjuges guarda raiva e
ressentimento c ontra o outro, um dos filhos sofrerá as c onsequênc ias.
Medo - Se voc e é uma pessoa c heia de dúvidas, indec isões ou demora para tomar uma atitude, sob o
pretexto de que é apenas c auteloso, saiba que seu c oraç ão está c heio de "medos".
Determinadas pessoas querem sempre mostrar que não tem medo de nada e, mesmo que alguma c oisa as
aflija, "engolem" aquele mal c om um "pouquinho" de tempero: dizem que podem resolver tudo. Seu orgulho é tão
grande que tem medo de dizer que estão c om "medo" de resolver sozinhas tal situaç ão.
Admitir medo não signific a inc apac idade para soluc ionar determinados problemas.
Seja despretensioso e saiba que o mundo não vai desabar sobre sua c abeç a se voc e soltar os problemas.
Pense bem: será que voc e teme soltá- los porque tem medo de perder alguém? Ou voc e teme perder o seu prestígio,
os negóc ios, os amigos, os amores?
Quem gosta de voc e realmente, gosta pelo que voc e é, pelo que voc e faz, ou pelo que voc e tem? Desc ubrao verdadeiro sentimento que as pessoas tem por voc e. Na verdade, nem elas saberiam c omo agiriam c aso voc e
parasse de garantir o que é delas, sejam serviç os, favores, promessas, dívidas ou até c hantagens.
        
            MAMAS OU SEIOS
         Quando uma mulher nutre em seu coração sentimentos de revolta contra o pai ou marido, seus seios passam a ter problemas. Nódulos, mastite ou tumores nos seios significam descontentamento ou ressentimento profundo em relação às pessoas que desempenha o papel simbólico de pai, tais como marido, sogros, cunhados, amantes, etc .
Se uma mulher está com insuficiência de leite materno, isso simboliza a falta de consideração para com o pai ou para com o marido.
          Quando a mulher sente dores ou pontadas nos seios isto significa que ela está muito irritada com alguém próximo ou ainda que está tentando controlar a vida de alguém. Normalmente as mulheres possessivas passam a ter problemas nos seios - que simbolizam doação e fluxo livre da vida. Estes problemas ocorrem também se a mulher tiver comportamento de domínio sobre a pessoa amada, tirando- lhe a liberdade ou impondo- lhe suas opiniões, e aparecem principalmente quando a pessoa dominada começa a reagir ao comportamento da mulher.
          Quando nossas expectativas em relação às pessoas são muito altas, acabamos nos sentindo seres
desprezados e desvalorizados, pois não é sempre que os outros entendem que necessitamos de alguns elogios para nos dar forças. Isso faz com que nossos sentimentos em relação a estas pessoas entrem em conflito e com que nós mesmos nos sintamos abandonados e revoltados.
        
            CORAÇÃO
         É o órgão que representa sentimentos de perda.
Quando uma pessoa permite que os problemas a afetem emoc ionalmente, as suas preoc upaç ões c om relaç ão
ao futuro aumentam e seu c oraç ão padec e fisic amente. A insufic iênc ia da válvula mitral, por exemplo, signific a que
a pessoa, que ac ha que está sendo lesada, nutre sentimentos de vinganç a c ontra alguém próximo.
O medo de ver seus bens materiais diminuirem ou serem roubados; arrastar por muito tempo problemas
emoc ionais; a falta de alegria de viver e o sentimento de ter o c oraç ão "apertado" de tanto sofrimento também
c onduzem a vários problemas c ardíac os.
Normalmente as pessoas c ardíac as são autoritárias, não admitem erros e tem um c omportamento inflexivel,
sofrem do mioc árdio, que enrijec e. Mesmo que, julgando as aparênc ias, voc e afirme que não é inflexivel, faç a uma
reflexão sinc era e responda a si mesmo: quantas vezes voc e teima, inc ansavelmente, por uma c ausa? Quantas
vezes voc e não dorme direito só em pensar que podem estar passando- o para trás em alguma questão?
          Se estas são as suas atitudes mais c omuns e voc e ainda não é c ardíac o, pare imediatamente de temer
"perdas".
Deixe de ser "turrão" c om os outros e c onsigo mesmo e exija menos da vida. Deixe que ela ac onteç a sem
pressioná- la. Ac alme- se! Equilibre suas emoç ões e desc ubra o prazer de viver sem tensões.      
Arrependa- se humildemente de ter alimentado sentimentos de vinganç a c ontra alguém e perdoe do fundo do
seu c oraç ão! Só, então, voc e estará livre de qualquer problema c ardíaco.

            INTESTINOS
          Representam a eliminaç ão final de substânc ias desnec essárias ao organismo. Por analogia, se um indivíduo
está "segurando" em sua mente algo do passado, resistindo em não permitir que c oisas e fatos novos entrem em
sua vida e se inc omoda c om idéias de mudanç as em seu espaç o, o inc onsc iente lhe mostrará, através de um
instestino preso (intestino que "segura") que as c oisas velhas devem ser eliminadas de seu c oraç ão.
         Preste mais atenç ão em sua c onduta. Veja o que voc e está "prendendo" em sua mente, c om medo de soltar.
E por quê?
Voc e pretende passar a vida toda tomando remédios e sofrendo c om dores e gases desagradáveis?          Liberte- se das "c oisas" velhas que existem em sua mente! Faç a o mesmo em sua c asa, em seu guardaroupas e em sua mesa do esc ritório: desfaç a- se de tudo aquilo que não tem mais utilidade para voc e. Deixe a
teimosia de lado e permita que seu mundo seja invadido por c oisas novas. A vida deve estar sempre em c onstante
renovaç ão pois a mente que ac redita já saber de tudo ou que não prec isa mudar nada, ac omoda- se e sofre as
c onsequênc ias do "pensar pequeno".
          Largue a sua teimosia. T ente ac har soluç ões para os problemas através da flexibilidade de opiniões. Assim
libertará sua mente desse c írc ulo vic ioso dentro do qual voc e, às vezes, nem perc ebe que vive. Deixe de ser uma
pessoa c ontroladora! Afaste esse ímpeto de c ontrolar os outros!
Hemorróidas - Estão estreitamente ligadas à resistênc ia mental.
Aparec em mais frequentemente em pessoas de temperamento irrasc ivel, implic ante e normalmente naquelas
que rec lamam da c omida.
O que faz c om que as hemorróidas se saturem e se rompam são os sentimentos de opressão frente aos
fatos, a sensaç ão de fazer c oisas que o desagradam, a falta de vontade de querer deixar que as c oisas ac onteç am
de forma natural e medo de "soltar" da mente c ertos fatos do passado. Então, quando oc orrem problemas nas
hemorróidas, o inc onsc iente está querendo mostrar à pessoa que ela está resistindo a algo e tem medo.
         Livre- se de tudo que não seja amor e ac redite que a vida lhe oferec e todo o tempo do mundo para que voc e
possa realizar as c oisas a seu modo.
Ac eite o c urso normal da vida e de seus ac ontec imentos e proc ure resolver seus problemas sem reprimir suas
vontades e esc ondendo suas c ontrariedades.
        
            ÚTERO
         Simboliza a c riatividade e o relac ionamento c onjugal.
Quando uma mulher é dependente de alguém que a tolhe em sua c riatividade e é obrigada a deixar de fazer o
que gosta, e do jeito que gosta, seu útero reage c om dores, atraso menstrual, etc . Se ela vive alimentando
sentimentos de mágoa c ontra o marido e vive "engolindo" os "nós" da garganta para manter seu relac ionamento,
adquirirá nódulos e c istos nos ovários e no útero. Quando o c asal vive em desarmonia e a mulher se anula para
"alc anç ar" o marido, podem aparec er, além de nódulos, dores, c istos e infec ç ões difíc eis de se c urar. A mulher pode
transformar o sentimento de raiva pelo parc eiro, ou a sensaç ão de ser usada por ele, em vaginite e até em doenç as
venéreas, dependendo do seu grau de ressentimento ou da falta de amor próprio.
          Mágoas arrastadas por muito tempo, pelo fato de ela ter sido traída ou abandonada, provoc am c ânc er
uterino c omo autopuniç ão ou vinganç a c ontra o marido. O c ânc er uterino também pode se formar a partir de um
sentimento de impotênc ia e anulaç ão que a mulher c arregou durante anos de sua vida.
O atraso menstrual, por sua vez, signific a que a mulher está negando, de alguma forma, sua própria
feminilidade. Por exemplo, c om medo de se entregar ao amor, arruma desc ulpas: exc esso de trabalho, prec onc eitos
e até doenç as. Isso faz c om que seu fluxo menstrual seja bloqueado, simbolizando o "não permitir- se ser mulher".
Não seja antinatural. Lembre- se que a natureza c riou o homem e a mulher para viverem em perfeita harmonia
e não para c ompetirem entre si. A rec usa exagerada da união não passa de orgulho e jogo de disputa inc onsc iente.
Analise seus sentimentos e ac eite seus verdadeiros desejos, sem rec usar o que realmente voc e quer.
Use sua c riatividade para melhorar sua c asa, seu trabalho, suas finanç as e tudo que sentir nec essidade de
mudar. Quanto mais voc e c riar, mais seu útero c orresponderá positivamente, pois ele é o símbolo da c riaç ão e não
deve ser limitado.
Busque uma maneira diferente de se harmonizar c om seu parc eiro. Se voc e ac ha que ainda o ama e quer
viver ao lado dele, então perdoe- o e pare de se fazer de vítima. Para que nutrir sentimentos de raiva e mágoa pela
pessoa c om quem voc e quer c ontinuar a ser c asada ou ser namorada? Mas se voc e não o ama mais, por que está
c om ele? Para se vingar? Ou porque não tem c oragem de rec omeç ar a vida em outro lugar?
          Saiba que, pela medic ina c hinesa, quando alguém provoc a c ânc er em qualquer parte do c orpo isto signific a
vinganç a, raiva e o desejo de c riar uma situaç ão c omplic ada dentro do lar, onde aquele que a fez sofrer estará
sentindo- se preso e obrigado a dedic ar uma atenç ão que antes negava.
O nosso subc onsc iente é objetivo e manifesta doenç as de ac ordo c om nossos pensamentos e c onduta. Sua
linguagem deve ser respeitada, pois ele c onstantemente nos aponta onde estamos errando na c onstruç ão do nosso
destino.
                    ÓRGÃOS SEXUAIS
          Simboliza o relac ionamento amoroso. Se seu c oraç ão estiver c heio de desc onfianç as de traiç ão; se nutrir
raiva do c ompanheiro pelo fato de ele estar dando maior atenç ão aos negóc ios do que a voc e, se sentir vontade de
traí- lo para vingar seu orgulho ferido ou devido à c arênc ia afetiva que ele lhe provoc a, c ertamente c onseguirá
somatizar inflamaç ões dolorosas c omo prova de sua insatisfaç ão.
          Muitos c asos de vaginite oc orrem simplesmente pelo fato de a mulher estar c om muita raiva do c ônjuge (ou
namorado) por que ele está sempre "distante". Essa inflamaç ão não oc orre nec essariamente após pratic ar o ato
sexual.
Os meios de c omunic aç ão são os maiores responsáveis pela desc renç a na fidelidade, pois através de novelas,
filmes e notic iários é provoc ado um c erto desenc anto, princ ipalmente nas mentes das mulheres. As jogadas
sensac ionalistas são muitas vezes fabric adas de uma forma distorc ida, para aguç ar a fantasia do ego, que prec isa
de sensaç ões fortes para se satisfazer. Com isso as mulheres dão asas à sua imaginaç ão, transferindo todos os
"problemas" da televisão para o seu próprio mundo e c ausam disc ussões dentro de c asa, uma vez que o medo e
c onflito c omeç aram a dominar seus pensamentos. Mesmo sabendo que os "problemas" existem apenas no roteiro da
novela, o ser humano diariamente é influenc iado pelas informaç ões que penetram em seu subc onsc iente e passam a
fazer parte de sua realidade. É assim que, c oletivamente, as pessoas vão se tornando negativistas e assustadas
c om o mundo e vão gerando c ada vez mais desc onfianç as e fatalmente ac abam se afastando do verdadeiro amor.
         Próstata - Representa a masc ulinidade.
O homem que sente que sexualmente não é mais importante para a mulher e não rec ebe qualquer elogio
sobre sua masc ulinidade, passa a ter medo de não agradar mais. É envolvido por um sentimento de c ulpa e sentese pressionado a desistir.
Quando o homem vive um relac ionamento c onjugal em c onstante c onflito e a mulher tenta ser
c ompletamente independente, seu inc onsc iente o "avisa" que sua virilidade está em jogo.
Problemas na próstata simbolizam revolta c ontra as mulheres, ou c ontra uma determinada mulher. O c ânc er
na próstata é c hegar ao extremo do desespero da auto- afirmaç ão e "vinganç a" por estar sendo humilhado e
magoado pela mulher.
O homem nec essita de uma mulher que o c ompreenda e o inc entive sempre, c aso c ontrário passará a se
deixar levar pela c renç a de que, ao avanç ar da idade, diminuirá sua potênc ia sexual.
Livre- se da dependênc ia de prec isar ouvir que voc e é bom e ac redite, por si só, nessa realidade.
Perdoe as mulheres e tente c ompreender mais as nec essidades de solidão e independênc ia que elas, às
vezes, reivindic am.
Harmonize- se no seu relac ionamento e proc ure ser c omplac ente. O diálogo sinc ero resolve todas as questões
emoc ionais. Diga o que voc e está sentindo e esqueç a o orgulho. Se não c onseguir, não fique irritado, pois existe
uma saida para tudo. Deixe de esperar tanto retorno de quem voc e ama. A expec tativa só traz ansiedade e
c onsequentemente frustraç ões e sofrimento.
          Volte- se para o seu autoc onhec imento e desc ubra toda a sua grandeza. Independa dos sentimentos dos
outros e sinta a alegria de viver, livre das auto- c obranç as e dos prec onc eitos. Busque a alegria da vida em outros
setores do seu c otidiano e destrua essa idéia fixa de revolta e sentimento de "fera ferida".
        
            PULMÕES
         Simboliza a ansiedade (ânsia) de viver, bem c omo um espírito de c rític a, agressão e repulsa...
A pessoa que está sofrendo c om problemas nos pulmões demonstra que seu motivo maior da vida está
bloqueado e que sua luta está sendo em vão. Vê seu c astelo desmoronar e, c omo ela está c ansada de sustentar o
peso da amargura, sua respiraç ão torna- se ofegante.
Pneumonia - Signific a desespero sec reto, mágoa profunda e falta de c oragem para c ontinuar. Quem tem
este problema sente- se c ansado e impede que o mal se c ure, busc a c onstantemente, através de sua razão e de
sua lógic a, entender suas emoç ões. T ambém sente- se desc rente e sem energia.
         Destrua a mágoa que está dentro de voc e, porque ela o sufoc ará e o mundo, na verdade, tem soluç ão.
Tuberculose - A tuberc ulose nada mais é que o peito dolorido por c ausa de preoc upaç ões. Signific a umamente que fic a preoc upada e aflita e ac aba ac umulando as angústias e tristezas no peito, fazendo c om que esta
parte do c orpo fique enfraquec ida.
         Isso mostra o tamanho de sua fé.
Ac redite mais na bondade e justiç a de Quem o c riou. É injusto voc e tentar resolver tudo sozinho e judiar de
sua mente e de seu c orpo só porque ac ha que pode resolver tudo apenas c om a sua inteligênc ia.
Espiritualize- se para o lado positivo e dilua dentro de voc e a falsa c renç a de que o homem nasc eu para
sofrer. Nós somos responsáveis, direta ou indiretamente, pelas c oisas que nos ac ontec em, porque somos livres para
opinar.
Use seu livre- arbítrio para c orrigir sua c onduta e não a dos outros.
Bronquite - Oc orre em famílias extremistas, que mantém as emoç ões desequilibradas. Muitas vezes estão
todos em paz e quietos e, de repente, c omeç am os berros e os c onflitos sérios.
Quando a desarmonia é grande, os membros da família passam a ter problemas respiratórios.
T rabalhe seus pensamentos a favor de sua saude e da saude de seus familiares. Não queira c arregar a
bandeira da verdade. A humildade e a flexibilidade da personalidade ainda é, e sempre será, a soluç ão para todos os
problemas do mundo.
Doenç as nas c rianç as são reflexos das "doenç as" psic ológic as dos seus pais ou protetores, o que quer dizer
que os c onflitos que os responsáveis pelas c rianç as c arregam é que fazem surgir nelas a somatizaç ão das doenç as.
É muito dific il fazer c om que os pais rec onheç am esse fato, pois eles ac abam ac hando que estão sendo
atac ados e que o problema é devido a algum fator c limátic o, genétic o, alimentar ou c ongênito. É mais fac il ac reditar
nisso porque assim a responsabilidade não pesa sobre os seus ombros!
As vezes, ser c étic o é apenas uma questão de c omodismo e c onveniênc ia.
A doenç a é uma ilusão: ela é apenas a manifestaç ão dos pensamentos e da c onduta de um ou mais
indivíduos. A c onduta negativa gera retorno negativo e a c onduta e pensamentos positivos geram retornos
positivos. Aprenda também a orar pelos seus antepassados e tenha mais sentimento de gratidão por eles.
Os elogios mútuos são importantes e, por isto, todos devem elogiar as c oisas boas que um fizer ao outro.
Agradeç a aos pais, agradeç a ao marido, ou à esposa e admita que ninguém está c em por c ento c erto: dividindo as
responsabilidades pelos erros fic a mais fac il resolver harmonic amente as pendênc ias.
        
            ESTÔMAGO
         Simboliza a forma c omo assimilamos a vida e c omo digerimos as idéias.
Na Bíblia está esc rito: "Não é o que entra pela boc a que c ontamina o homem, mas o que sai dela".
As pessoas rec lamam da vida, resmungam o tempo todo, demonstram pessimismo, sempre dão seu "c ontra"
antes de ac eitar uma idéia, rec lamam dos vizinhos, dos filhos, do marido, da esposa, ac reditam no pior, etc ., são as
que provoc am fortes dores no estômago, c omo projeç ão de uma "indigestão" mental.
Se voc e tiver dúvidas quanto ao seu c omportamento, pergunte aos amigos, ou às pessoas da família, c omo
voc e é. Eles podem ajudá- lo a ver e a perc eber esses seus hábitos. No c omeç o voc e teimará por dizer que é
mentira ou exagero das pessoas, mas depois perc eberá que aquilo que está ouvindo reflete exatamente a imagem
que os outros tem de voc e.
          O medo de enc arar o presente e sem poder desabafar, devido ao seu orgulho, a hipersensibilidade que lhe
provoc a mágoas, pensamentos destrutivos que nunc a são eliminados da sua mente, tudo isso junto faz voc e ac har
que o mundo é perverso e sem desc anso.
Veja c omo voc e se destac a dos demais pelo seu c etismo e teimosia. T odos estão sempre lhe dizendo:
"Desc anse um pouc o". "Não passe nervoso". "Voc e prec isa se distrair um pouc o". E tantos outros c onselhos que lhe
massageiam o ego.
Saiba que, se voc e não quer abrir mão de alguns maus hábitos, mesmo que lhe c ausem problemas sérios, é
porque voc e nec essita da atenç ão de c ertas pessoas. Pois agindo c omo vítima, sua "muleta" será garantida por
alguém que voc e c hantageia c onstantemente. Isso mostra o quanto voc e deve c resc er e busc ar o
autoc onhec imento, para admitir essa verdade e polic iar- se.
         Pare de agir c omo c rianç a e sinta que para ser feliz é prec iso ser alegre e otimista nas opiniões, nas atitudes,na fisionomia e em todos os setores de sua vida. Quando voc e c ompreender que, por trás de suas lamentaç ões, se
esc onde o desejo de "pedir" algo a alguém, então voc e mudará c ompletamente sua postura e assumirá seus
problemas c om sabedoria e em silênc io.
          Se voc e está em c onflito c om alguém próximo e isso lhe c ausa profunda mágoa ou raiva, ou se está sempre
tentando provar o c ontrário do que os seus adversários afirmam, saiba que voc e está nadando c ontra a c orrenteza
e c om c erteza perdendo seu prec ioso tempo. Deixe as c oisas fluirem naturalmente.
Exatamente por voc e ser uma pessoa extremamente responsavel, c riativa, efic iente, c autelosa,
perfec c ionista e sensivel, é que ac aba entrando em atrito, às vezes sec retamente, c om pessoas que não pensam
c omo voc e.
Aprenda a ser mais tolerante e c ompreensivo, pois nem sempre a sua verdade é a verdade dos outros. O que
voc e ac ha que é c erto, pode não ser c erto para outras pessoas, e o que lhe c ausa tristeza pode ser c onsiderado
por outras pessoas apenas exagero de sua parte. Saiba c ompreender o mundo alheio e tente, pelo menos, respeitar
as opiniões e desejos que são diferentes dos seus.
         Seja flexivel c om voc e mesmo e c om as idéias dos outros. Isso o ajudará a enc ontrar o equilíbrio emoc ional e
a velha modéstia, que tanto engrandec e os seres humanos.
Azia - Azia é medo! Puro medo! Pergunte- se: medo de quê?
Vamos tentar desc obrir. Voc e não estaria para tomar alguma dec isão muito importante? Voc e já tomou uma
dec isão e agora vai ter de assumir as prováveis c onsequênc ias? Ou voc e, por algum motivo, vai ter que deixar de
fazer aquilo que voc e mais gosta? Ou voc e está c om medo de, finalmente, ter que falar c om alguém e "abrir o
jogo"? Será que voc e não está prestes a ter de disc utir um assunto desagradavel c om determinada pessoa? Voc e
pode até estar c om medo de voltar a fazer aquilo de que não gosta, ou também pode ser que tenha nec essidade de
c umprir c ertas responsabilidades...
         Bem, seja c omo for, tente enc ontrar a resposta em seu interior, mas rec onheç a que voc e está... c om medo!
Realmente não é fac il admitir que se está c om medo, até porque ninguém gosta de sentir- se frac o ou sem
c oragem diante de uma situaç ão.
        
            RINS
         São o filtro das emoç ões em relaç ão ao futuro.
As pessoas que se sentem inseguras quanto ao futuro e temem naufragar nas passagens da vida entregamse a pensamentos tensos provoc ando dores agudas nos rins.
Se voc e ac redita realmente nas "pedras do seu c aminho", c omo reflexo dessa sua c renç a, c resc erão pedras
em seu rins.
O medo do futuro, retido em seu c oraç ão, reterá também a água do seu c orpo, que simboliza o fluxo da
energia vital.
As c rític as que voc e faz são geradas por sua própria inseguranç a. Portanto, proc ure olhar os problemas c omo
forma de aprendizagem (desafios) e não c omo injustiç as c ontra voc e.
Quando ac hamos que alguém está nos prejudic ando, esquec emos que essa pessoa também pode estar se
defendendo ou se prec avendo de nós. Se roubarem as suas idéias ou c oisas materiais, isso foi devido ao fato de
seus pensamentos estarem em c onstante afliç ão e defesa e atrairem exatamente aquilo que voc e temia, mesmo
quando voc e estava aparentemente tranquilo, pois o que vale é a sua c renç a sec reta.
          Enquanto voc e estiver se defendendo mentalmente c ontra esse tipo de medo, os fatos c ontinuarão a
ac ontec er, c omo se voc e fosse perseguido pelo azar.
Destrua as expec tativas que voc e c riou sobre algumas pessoas e sobre a vida. Pare de esperar que os
outros o entendam e deixe de viver limitaç ões. Vá em frente c om sua garra e não se preoc upe se será ou não
amado. Quanto mais voc e esperar rec onhec imento, mais sofrerá dec epç ões e mágoas, pois ninguém é obrigado a
rec onhec er os valores que voc e pessoalmente ac redita serem bons.
        
            PÂNCREAS          

Quando uma pessoa passa a sentir a vida triste e sem doç ura, perde lentamente as duas funç ões do
pânc reas. Não c onsegue eliminar a "ac idez" dos sentimentos e não c onsegue mais manter os seus pensamentos
"doc es".
A panc reatite simboliza a perda da "doç ura" da vida e indic a que a pessoa está, c onstantemente frustrada,
imaginando que jamais c onseguirá realizar o que sonhou, porque ac redita que não há "gosto" em c ontinuar tentando
e que a vida sempre dific ulta seus desejos.
Diabetes - O ac úmulo de muitos golpes c ontínuos, c omo amor perdido, frustraç ões financ eiras, traiç ões, faz
c om que a pessoa se apegue àquilo que já passou porque, inc onsc ientemente, não c onsegue se ac ostumar à
realidade das perdas. Assim a pessoa arrasta uma profunda mágoa pelo que fic ou no passado e sente que o "doc e"
da vida ac abou. A partir de então, passa a temer o futuro porque sabe que o "gosto" dele pode ser amargo e a
inseguranç a predomina em seu c oraç ão.
          Quando voc e c ompreender que c riamos nosso próprio destino, perc eberá que ac ontec eram tantas c oisas só
porque voc e não aprendeu a c ontrolar seus pensamentos.
T udo o que voc e já viveu foi apenas para ensiná- lo que, mesmo c om problemas, poderemos ac har a vida
"doc e", pois quem dá mais sabor a ela somos nós mesmos.
Hipoglicemia - Se as pessoas que c onvivem c om voc e desrespeitarem seu direito de pensar, c ompreenda
que c aberá a voc e se impor, c om sabedoria e sem atritos.
Quem quer dominar o mundo, sac rific ando a liberdade alheia, não c onhec e os princ ípios humanos; portanto
c ontornar a situaç ão sem anulaç ões e sem desarmonia passa a ser dever dos que sabem fazê- lo. É muito
importante demonstrar às pessoas quando elas estão nos sufoc ando, pois isso ajudará a dar c ontinuidade aos
relac ionamentos e, ac ima de tudo, ajudará c ada um a se enxergar, melhorando o autoc onhec imento.
         Ac alme- se! Se voc e está assim é porque é uma pessoa sensivel e boa. Jamais voc e enc ontrará alguém de má
índole c om hipoglic emia, pois quem é ruim não se anula em c irc unstânc ia alguma. Seja bom, mas não se anule! Use
a sabedoria e o perdão.
        
            FÍGADO
          Pessoas que analisam a vida de forma rebelde porque tem registros de mágoa em seu passado, alimentam
raiva c onstante e não ac eitam determinadas ajudas, c ontrariam a verdadeira funç ão do fígado.
A rejeiç ão do amor, a ira dominante, o nervosismo expresso c om c rise de raiva, as c rític as rígidas e c rônic as,
a atribuiç ão dos sofrimentos pessoais às falhas dos outros e a não ac eitaç ão da nec essidade de mudanç as,
repelindo furiosamente os revoluc ionários, são motivos de sérias lesões no fígado que, c onforme a sua natureza,
tenta proc essar tudo c om organizaç ão e humildade.
         As mágoas fazem parte de nosso ego e ele, às vezes, é o maior inimigo do homem, pois o limita no proc esso
de busc a da felic idade. O ego tem a tendênc ia de nos fazer ac reditar que a verdade é somente a nossa e que
somente a nossa inteligênc ia pode resolver as situaç ões c omplic adas.
Alcoolismo - O alc oolismo não é tão dific il de c urar. O dific il é fazer c om que as pessoas entendam do que o
alc oólatra prec isa.
Não se sabe quem é mais teimoso: quem bebe ou quem implora ao alc oólatra que pare de beber.
A falta de "amadurec imento" em algumas áreas do c érebro de um adulto faz c om que ele enc are a vida de
forma distorc ida. A dific uldade, que para alguns são simples de resolver, para essas pessoas tornam- se
c omplic adas, princ ipalmente se elas tiveram uma educ aç ão que lhes exigia c omportamento exemplar e pela qual era
impossivel expressar sua própria vontade. Muitos pais, e até mesmo familiares, ensinam aos meninos que "homem
não c hora", ignorando que estão c riando bloqueios na mente dessas c rianç as.
         Há pessoas que, quando bebem, dizem c oisas sem nexo: são os bêbados briguentos, os sentimentais, etc . O
que ac ontec e c om eles é que os sentimentos reprimidos no dia- a- dia "explodem" quando a c onsc iênc ia deixa de
c ensurá- los, porque o rec eptor c erebral fic ou entorpec ido pelo alc ool.
O bêbado sentimental é aquele que tem ac umulado dentro de si motivos para c horar, mas que reprime essa
vontade pela autoc ensura "que c onsidera vergonhoso ou feio c horar". Deixando de se reprimir, extravasa seus
sentimentos e... c hora.
O bêbado briguento é aquele que vive sempre c om muita raiva mas não a expressa, pois ac redita que um
c avalheiro que se preza não fic a zangado e nem grita à toa. Por isso, reprime o sentimento de raiva e finge
serenidade mas, na realidade, está "fervendo" por dentro. Em c ertas oc asiões pensa em pegar objetos e atirá- los,porém, ac ha que tal proc edimento é muito vergonhoso para um c idadão c ivilizado e c ontém- se reprimindo essa
vontade. Mas tais sentimentos fic am apenas c onfinados, não desaparec em.
          Portanto, quando se ingere bebida alc oólic a, oc orre a inibiç ão da auto- c ensura e o individuo passa a dizer
c oisa sem sentido, a jogar objetos, a implic ar c om as pessoas que o c erc am por motivos fúteis e a resmungar
bobagens. T al c omportamento não é o resultado da bebida em si, mas dos sentimentos nutridos e ac umulados na
mente da própria pessoa, os quais são liberados em c onsequênc ia do entorpec imento do c érebro.
          Por mais que se tente fazer alguém largar o álc ool ou o fumo, tais esforç os serão em vão enquanto as
atitudes mentais e o modo de vida da própria pessoa não forem c orrigidos.
Quanto mais voc e falar positivamente, mais ela sentirá seguranç a e equilíbrio. Ao c ontrário, se voc e
resmungar, c ritic ar, c obrar, c horar e implorar, aumentará seu sentimento de c ulpa e ela rec orrerá à bebida para
fugir das angústias e c omplexos que ela mesma c riou. Essas pessoas assemelham- se às ostras que, ao primeiro sinal
de perigo, rec olhem- se para dentro de si mesmas.
          Deixe- o beber em c asa, sem c ulpas e sem se preoc upar, porque a bebida perderá um pouc o o valor. Voc e
sabe: tudo que é proibido é mais gostoso!
É muito importante sua atenç ão c arinhosa. Desvie, sempre que puder, o assunto sobre bebida, falando
somente sobre fatos agradáveis. Seja forte e venç a seus medos ou traumas sobre esse assunto. Abstenha- se de
c omentários arrogantes ou pejorativos quando seu ente querido ou amigo c hegar alc oolizado ou mesmo quando ele
for pegar alguma bebida. Fale naturalmente e c ontinue agindo c omo antes de ele beber.
          O amor e as palavras de elogio que rec eber alterarão seu "programa" mental negativo, tornando- se uma
pessoa segura, livre e c onsc iente da vontade de venc er.
Os que c onvivem c om pessoas alc oólatras devem, antes de mais nada, c urar- se de seus medos, orgulho
ferido e até da sua posiç ão de vítima porque senão o vic iado c ontinuará bebendo enquanto ouvir c obranç as e
lamúrias. Salve essa pessoa para que ela possa desc obrir toda a c apac idade que existe nela mesma.
        
            CÂNCER
O corpo está assoc iado a pessoas íntimas - família e parentes.
Todos os tumores que se formam no c orpo (sarc oma, c ânc er, quisto, etc .) são c onc retizaç ões de "tumores
mentais" formados por c onflitos entre pessoas da família.
Quando uma pessoa arrasta uma mágoa por muito tempo em seu c oraç ão, seu universo c omeç a a se
desarmonizar c ausando distúrbios c elulares.
Ressentimentos antigos, guardados em segredos e originados pelo medo de perder alguém ou por ac har que
perdeu o únic o amor de sua vida, fazem c onc retizar um c ânc er no órgão relac ionado ao fato.
O c ânc er, na verdade, é "fabric ado" pela mente humana por razões profundas que só o seu inc onsc iente
c onhec e. É uma forma de imobilizar pessoas para seu lado, de punir alguém que o feriu profundamente, mesmo à
c usta de sua própria vida, ou de autopuniç ão por nunc a ter agido c omo deveria naquelas situaç ões amargas.
A doenç a não desaparec erá enquanto o doente estiver "retendo" em seu c oraç ão mágoa e desarmonia por
uma ou mais pessoas.
Em primeiro lugar, o portador da doenç a prec isa c ompreender que não deve c onstruir um c astelo e viver só
desse sonho, porque assim um dia, depois de derrubado o c astelo, sua vida perderá a razão de ser.
Devemos amar, dedic ar- nos e respeitar, mas também, ac eitar as mudanç as que o mundo traz. Perdoe,
profundamente, aquele que o feriu. Se voc e já esquec eu quem o agrediu, reflita c almamente que tudo virá à sua
mente de forma nítida, pois c asos assim são sempre evidentes.
Liberte todo o seu passado e c onstrua c oisas novas para o futuro.
Ame- se c om todo o c arinho e dec ida ser feliz em outro território, ou proc ure rec onquistar o relac ionamento
perdido por meios sábios e não através dessa doenç a que não resolverá nada. T ente entender as razões da outra
pessoa e ac eite que, num relac ionamento, ninguém está c erto c em por c ento.
Perdoe seus pais, todos os parentes e, princ ipalmente, seu c ônjuge que também é uma vítima da ausênc ia de
diálogo. Seja o que for, tudo pode ser esquec ido ou modific ado. Ac redite na felic idade e seja dono de sua própria
vida. Sinta- se livre para rec omeç ar e saiba que nenhuma doenç a é inc uravel.          Muitas pessoas se c uram quando rec onhec em, humildemente, seus erros ou ac eitam os erros dos outros,
proc urando entender, sem ressentimentos.
Se a doenç a ainda não desaparec eu, é porque seu subc onsc iente c ontinua guardando lembranç as negativas.
Mantenha uma c onduta alegre e positiva, a todo instante, e dec ida se c urar para rec omeç ar. Enxergue essa
postura de vítima que voc e c arrega e mude seus objetivos c onstruindo sua independênc ia. Faç a planos e c onfie na
provisão da Natureza que só poderá ajudá- lo se voc e desistir de querer que tudo seja à sua maneira. Liberte- se até
de suas próprias c obranç as orgulhosas.
        
           FIM
(nos c hegou sem menç ão da autoria do resumo. Se souber qual seja, por favor, nos informe, a fim de darmos os
devidos c réditos)