quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pranayama e Prana

Referente a aula de 15/05/2012 com o Prof. Fábio Goulart.
Numa parte da aula ele disse que Pranayama é o controle do prana, assim intensifiquei o assunto conforme pesquisas abaixo:


http://www.ocultura.org.br/index.php/Pranayama

Pranayama

Pranayama é um palavra sânscrita (Devanagari: प्राणायाम, prāNāyāma) e significa respiratório. Ele é o quarto ramo do Raja Yoga exposto no Yoga Sutras de PatañjaliPrana é a fonte de energia, o substrato universal. Pranayama é o conhecimento e controle do Prana.

Controle respiratório

O controle da respiração significa cessar os movimentos de entrada e saída do folego. A respiração é a representação mais sutil da energia vital dentro do seu corpo. Exatamente como se você conseguisse segurar um pedaço do tempo e o impedisse de se mover - como o tênue dente de uma engrenagem - trazendo, finalmente, a estabilidade. Trata-se de algo sutil como um fio de cabelo. Só então, pelo controle desta força que põe a mente em movimento, é que se pode parar a mente. Pois é o prana que faz a sua mente se mover: se o Prana for interrompido a mente não pode se mover, fazendo emergir o estado de serenidade. - Manonasha
Deter a movimentação do Prana é Pranayama - "Path to Blessedness", Sri Swami Chidananda

Pranayama no Liber E vel Exercitorium

  1. À vontade em uma de suas posturas, feche a narina direita com o polegar da mão direita e expire lentamente e por completo através da narina esquerda enquanto seu relógio marca 20 segundos. Inspire através da mesma narina por 10 segundos. Mude as mãos e repita com a outra narina. Pratique assim durante uma hora.
  2. Quando isto for bem fácil para si, aumente os períodos para 30 e 15 segundos.
  3. Quando isto for bem fácil para si, mas não antes, expire durante 15 segundos, inspire durante 15 segundos, e contenha o lento durante 15 segundos.
  4. Quando você puder fazer isto com perfeita facilidade e conforto durante uma hora inteira, pratique expirando por 40 e inspirando por 20 segundos.
  5. Quando você conseguir isto com perfeição, pratique expirar por 20, inspirar por 10, e conter o alento por 30 segundos. Quando isto se tornar bem fácil para si, você pode submeter-se a exame, e se você passar, práticas mais complexas e difíceis lhe serão dadas.
  6. Você notará que a presença de comida no estômago, mesmo em pequenas quantidades torna estas práticas muito difíceis.
  7. Tenha cuidado em nunca exceder a sua capacidade; especialmente, nunca perca o fôlego de maneira a ser forçado a expirar aos arrancos ou rapidamente.
  8. Esforce-se por obter profundidade, regularidade, e uso completo da capacidade pulmonar.
  9. Vários fenômenos notáveis muito provavelmente ocorrerão durante estas práticas. Eles devem ser cuidadosamente analisados e anotados.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Pranayama é um palavra sânscrita (em sânscrito: प्राणायाम, transl.prāNāyāma) e significa respiratório. Ele é o quarto ramo do Raja Yoga exposto no Yoga Sutras de Patañjali.Prana é a fonte de energia. O prana é substrato universal. Pranayama é o conhecimento e controle do Prana.
De forma sistemática Patañjali precede do revestimento externo do ser humano e procede até o mais tênue das sua camadas. Respiração e mente são interdependentes e interpenetrantes.

[editar]
O controle da respiração significa cessar os movimentos de entrada e saída do fôlego. A respiração é a representação mais sutil da energia vital dentro do seu corpo. Exatamente como se você conseguisse segurar um pedaço do tempo e o impedisse de se mover - como o tênue dente de uma engrenagem - trazendo, finalmente, a estabilidade. Trata-se de algo sutil como um fio de cabelo. Só então, pelo controle desta força que põe a mente em movimento, é que se pode parar a mente. Pois é o prana que faz a sua mente se mover: se o Prana for interrompido a mente não pode se mover, fazendo emergir o estado de serenidade (Manonasha).Controle respiratório

Portanto:
"deter a movimentação do Prana é Pranayama" ("Path to Blessedness" Sri Swami Chidananda)
Existe entre a inspiração e a expiração um ponto de repouso, um momento de completa satisfação respiratória. É neste ponto que o praticante do controle respiratório repousa sua atenção, deixando sua respiração fluir espontaneamente ele tenta engendrar sua mente neste estado de segurança que na verdade é um ponto absoluto, uma espécie de eixo, o qual é circundado pela inspiração e pela expiração. Quando os movimentos de entrada e saída do fôlego cessam estão na verdade em união com este ponto, o momento preciso entre a ânsia e a repulsa do ar, a satisfação completa.

[editar]
As principais técnicas do Pranayama

O treino do Pranayama necessita de um profundo embasamento nos asanas e deve ser executado com a supervisão de um guru ou um especialista. O melhor momento para praticar pranayamas é no período da manhã, após o alvorecer - o sol da manhã tem alta concentração de prana. As práticas são diárias e devem durar pelo menos 15 minutos, com propósito e regularidade: devem ocorrer sempre à mesma hora e posição (sentado sobre um pavimento, um pequeno tapete ou um E.V.A., mantendo as costas eretas). O olhar deve estar focado em um ponto, de forma a manter a mente concentrada e evitar a distração com algum objeto externo. A uniformidade da respiração fará a mente entrar em um estado de serenidade. O Pranayama não deve ser executado por mais de 15 minutos após a prática controlada de asana. Após o término da prática, deve-se permanecer na posição de Savasana por volta de 5 - 10 minutos (praticar imobilidade, deitando-se e entregando o peso do corpo em completo relaxamento), de forma a refrescar a mente e o corpo. Os principais Pranayama são apresentados abaixo:
A escolha de um tipo de ritmo de respiração fortalece o sistema respiratório, acalma o sistema nervoso e reduz a ansiedade. A mente liberta-se e torna-se apta para a concentração.

[editar]
Classificação dos Pranayamas

Os pranayama são classificados em agarbha e sagarbha, pelo seu ritmo e pela utilização de bandhas.

[editar]
Psicologia do pranayama

"Pranayama é um modo de expandir o Sukshma Prana no qual você não tem acesso direto. Prana é um energia invisível e sutil. Ela é a força vital que preserva o corpo. Ela é o fator que conecta o corpo a mente. Ela é a ligação entre corpo e mente. O corpo e a mente não tem conecções diretas.
Prana não é Svasa. O ar aspirado dentro dos seus pulmões não é prana. Ele é chamado de Svasa Vayu. Svasa-Prasvasa, inalação e exalação, do ar. Mas então, por que ele é regulado pela inspiração e expiração dos pulmões que se dá o nome de Pranayama, quando eles não se constituem de prana e apenas de Svasa Vayu? O processo de regular a respiração é chamado de Pranayama, porque ele é o único caminho de conseguir o controle do sobre a força vital sutil que existe dentro do prana."
"A Filosofia, Psicologia, e Prática do Yoga"; Sri Swami Chidananda (1984)
"Simultaneamente a prática de Asanas, é um esforço para a regularização do prana. Assim, Asana e Pranayama devem ser trabalhados juntos. Há uma intima relação entre a atividade física do corpo e a do Prana. O Prana é a energia que preserva todo o sistema físico e age como um meio entre o corpo e a mente. O Prana age mas não pode pensar. O Prana não é simplesmente respiração. O processo de, inalação e exalação e retenção não formam o prana, mas é um indicador do funcionamento do prana. Nós não podemos ver o prana; ele não é um objeto físico. Mas nós podemos inferir na sua existência pelo processo da respiração. O ar é aspirado e expelido por uma ação do prana. Algumas pessoas defendem que existem muitos tipos de prana, outros que existe só um. O prana é uma energia muito singular, mas pode determinar que o mesmo é diversos se observar-se pelo ponto de vista de suas diferentes funções. Quando nos expiramos, o prana opera de um forma especifica. Quando nós inspiramos, o Apana surge. A inspiração afeta a atividade do apana. O centro do prana está no coração, o Apana esta no ânus.


Existe uma terceira classificação de função chamado Samana, a força de uniformalização. Seu centro é no umbigo. Ela digere o alimento para aquecer o corpo e também equilibrar todas as remanescentes funções no sistema. A quarta função do prana é chamada Udana. Seu selo está na garganta. Ele determina a fala, e na morte, ele determina a separação do prana do corpo. A quinta função é chamada de Vyana, uma força que preserva todo o corpo e mantém a continuidade da circulação do sangue através do sistema.

Esta quinta função do prana é sua principal forma. ele também realiza outras funções como arroto, o abrir e fechar das palpebras, causar a fome, bocejar e nutrir o corpo. Quando ele faz estas funções secundárias ele é chamado de Naga, Kurma, Krikara, Devadatta e Dhananjaya, respectivamente. A essência do prana é a atividade. é o prana que faz o coração bater, o pulmão funcionar e o estomago secretar sucos. Portanto, desde que nem a respiração, e nem a atividade do pulmão param até a morte. O Prana nunca dorme da mesma forma que o coração nunca para de bater. O prana pode ser considerado o vigia do corpo."
"The Yoga System"; Swami Krishnananda

[editar]
Cautelas

Entretanto, as práticas das técnicas de pranayama não são triviais, e Kason (2000) menciona circunstâncias onde as técnicas do pranayama podem perturbar o equilíbrio do corpo. A possibilidade de efeitos adversos do uso destas técnicas não deve ser subestimado. Estas cautelas estão também na literatura tradicional Hindu, como ilustrado no seguinte trecho do Yoga Sutras de Patanjali:
"A real conquista do Pranayama está diretamente relacionada com a atividade física e mental do nossa vida diária. Somente quando o perfeito domínio é conquistado na vida mundana é que nós podemos esperar gerenciar a parada da respiração e pulsação do corpo. Este processo é sempre perigoso para iniciantes sem o controle da respiração. Tentar o controle da respiração sem ter um controle pela rotina diária e sua reação sobre os outros processos existentes no corpo podem causar perigosos desequilíbrios em sua constituição. Qualquer experimento com a respíração resulta na estimulação dos centros de energia no plano eterico.
Quando o corpo físico e emocional não for suficientemente purificado estes desequilíbrios causam tempestades na atividade emocional do indivíduo. Isto resulta em uma grande tensão nos nervos e no sistema vascular. causando uma parcial ou total ruína do corpo físico pela paralisia, insanidade ou serenidade da mente pode ser causado por tentar iniciar um pranayama com o controle do folego antes de conquistar os controle de suas outras atividades.
Uma forma prática de exercitar o Pranayama deve ser sempre bem discriminatória, pois o aumento é fácil mas a abstinência e desconfortante para os iniciantes. Existem vários métodos de Puraka, Kumbhaka e Rechaka descritos por diversos professores e prescrita como o nome de 'respiração esotérica'.

[editar]
Pranayama no mundo

  • França: A primeira descrição de Prana esta descrita em uma Upanishad, "Prana esta em qualquer ser vivo e é uma energia" tão "sutil" que a fisiologia ocidental ainda está procurando decifrar os seus mecanismos e como mapeá-la.
  • Alemanha: "Yama" significa "disciplina" e designa o ajuste as oito uniformidades da consciência pela prática constante. Esta uniformidade pode ser acessada pela concentração continua nos processos da respiração. Auxiliado pelas técnicas de relaxamento. Estas práticas de pranayama se percebe a relação entre a expiração, inspiração e seu intervalo. Levando uma profunda mudança de estado, e transformando a consciência ao ponto dela ser sensibilizada pelo admirável material que é feita à vida.
  • Italia: Pranayama (controle do ritmo da respiração) junto com o Pratyahara são dois estágios do yoga conhecidos como (antaranga sadhana) e ensina a controlar a respiração e a mente da escravidão dos desejos. A palavra Pranayama é formada por Prana (vida, respiração) e Ayama (controle). Este controle deve estar nas quatro divisões da respiração: inspiração (puraka) expiração (rechaka) intervalo da respiração (kumbhaka) e o conjunto dos três (kumbha). Quando o folego é mantido após a inspiração (antara kumbhaka(interna)). Quando o folego é mantido após a expiração (bahya kumbhaka (externa)). Desde que a meta do Yoga é o controle da mente, o Yogi aprende as técnicas do Pranayama de modo a dominar a respiração, controlar os sentidos, e permanecer no estado de Pratyahara e predispor-se para o dhyana (meditação).

[editar]
O Pranayama e a Gnose Moderna

As correntes filosóficas denominadas gnósticas iniciadas em meados do século XX, apresentam o Pranayama como uma das formas de transmutar a energia sexual.


Prana



Prāna (em sânscrito:प्राण , sopro de vida) é, segundo os Upanishad,[2] antigas escrituras indianas, a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos os seres vivos através do ar que respiram. O segundo dos corpos energéticos ou Koshas
'Prana' (Predefinição:Lang-sa2prana) é o sânscrito palavra para "vital" (da raiz pra "para encher", cognato para em latimplenus "full"). É um dos cinco órgãos de vitalidade ou sensação, [[isto].] Prana "respiração", vac "fala", chakshus ' "vista", [[]] shrotra "ouvir" e manas "[pensamento []]" (nariz, boca, olhos, ouvidos e menteChup 2.7.1)..
Em Vedanta filosofia, prana é a noção de um vital, [vida []] força de sustentação dos seres vivos e energia vital, comparável à noção chinesa de Qi . Prana é um conceito central na Ayurveda e Yoga, onde acredita-se fluir através de uma rede de finos canais sutis chamados nadis. A sua forma material mais sutil é a respiração, mas também é para ser encontrado no sangue, e sua forma mais concentrada é sêmen nos homens e fluido vaginal em mulheres.


  • sopro vital
  • os cinco sopros principais : prāna, apāna, udāna, vyāna, samāna
  • Energia - Pranamaya kosha
Prana significa energia, a força vital que produz as vibrações sutis relacionadas com a respiração, e que são a força motriz por trás do aspecto físico dos sentidos e do funcionamento do corpo físico. Ele permite que o morador invisível, o nosso Ser Verdadeiro para ser capaz de animar no mundo externo. Os execícios de hatha Yoga pretendem reconhecer o ritmo pessoal de respiração, harmonizando ainda mais quando o praticante também medita. O meditante percebe como essencial treinarmos de forma dirigida e regulada este nível de nosso ser, de modo que a respiração flua. Na meditação, nós nos tornamos cientes de Pranamaya kosha,e podemos explorá-lo.
  • fluido vital no corpo (segundo Mā Ananda Moyî)
  • energia nervosa (conforme Shrî_Aurobindo)
  • princípio de vida (conforme Swâmî Vivékānanda)
  • força de vida, substância de vie (chez Shrî Aurobindo)
  • força infinita e onipresente que se manifesta no universo (segundo Swâmi Vivékânanda)
  • força cósmica que age sobre o ākasha para criar o universo (segundo Swâmî Sivananda Sarasvati).

Prana é o nome genérico que se dá a qualquer forma de energia manifestada biologicamente. O prana, genericamente falando, é uma síntese de energia solar que encontra-se em toda parte: ar, água, alimentos, seres vivos, etc.

O prana é a energia que alimenta o campo energético de todos os seres vivos, de forma que uma pessoa que tenha uma respiração profunda, exclusivamente nasal, consciente e ritmada (atributos do pránáyáma), certamente disporá de uma maior quantidade de bioenergia e poderá canalizá-la para o fim desejado.
O Prana genérico divide-se em cinco pranas específicos, que atuam em suas respectivas partes do corpo:
  1. PRANA - localizado no peito
  2. APANA - localizado no ânus
  3. SAMANA - localizado na região gástrica
  4. UDANA - localizado na garganta
  5. VYANA - localizado no corpo todo.

Agora so site:http://www.ameditacao.com/pranayama/

O que é Pranayama?

Pranayama é um método para transmutar a energia criativa que se baseia numa combinação de castidade sexual (restrição ou contenção de energia sexual), de concentração, de imaginação e de respiração. A palavra pranayama vem do sânscrito. Etimologicamente é composta por:
prana: princípio da vida, o fôlego da vida; a energia

ayama: a contenção ou o controle

“Pranayama é um sistema de transmutação sexual para solteiros”
A respiração é a manifestação externa do Prana, a força vital. Respiração como a electricidade, é bruto Prana. Respiração é “Sthula” bruto. Prana é “Sukshma”, sutil. Ao exercermos o controle sobre essa respiração, poderemos controlar o Prana sutil interior.    O Controle do Prana significa ter o controle da mente.  A Mente não pode operar sem a ajuda do Prana. As vibrações do Prana só produzem pensamentos na mente. O Prana move a mente e define-a em movimento. É o Prana Sukshma ou, também chamado de, Prana psíquico que está intimamente ligado à mente. Essa respiração, é fulcral pois representa o volante de um motor. Por analogia, quando o motorista pára o volante as rodas obedecem, assim, também os outros órgãos deixam de trabalhar quando o Yogi interrompe a respiração.Portanto, se conseguirmos controlar o volante, poderemos controlar facilmente as rodas. Da mesma forma, que se podermos controlar a respiração externa,  poderemos, facilmente, controlar a força interior vital, o Prana. “O processo pelo qual o Prana é controlado por regulação da respiração externa, é denominado Pranayama.

Mais sobre o Prana :

Prana (sânscrito; tibetano / hindu) é o princípio da vida, o fôlego da vida; a energia. Prana, é o sopro vital que sustenta a vida no corpo físico, a energia ou força primal de que outras forças físicas são manifestações. Nos livros de Yoga, o prana é descrito como tendo cinco modificações de acordo com as funções que desempenham. Estes são: o prana (a energia vital que controla a respiração), o apana (a energia vital que leva a comida para baixo não assimilados e bebida), o samana (a energia vital que transporta os nutrientes para todo o corpo), o vyama (a energia vital que permeia o corpo inteiro), e o udana (a energia vital pelo qual o conteúdo do estômago é ejectado pela boca). O Prana também é usado como um nome da Alma Cósmica dotada de actividade.
Prana é o Grande Alento. É o Cristo Cósmico. O Prana é a vida que palpita em cada átomo, como palpita em cada dom. O fogo queima por causa do Prana. A água flui por Prana. O vento sopra por Prana. O sol existe por causa do Prana, a vida que temos é Prana. Nada pode existir no Universo sem Prana. É impossível para um insecto, mais insignificante, nascer ou para uma flor começar a florescer sem o Prana. O Prana existe no alimento que ingerimos, no ar que respiramos e na água que bebemos. O Prana existe dentro de tudo o que existe e não existe. Quando a energia seminal é refinada e transformada totalmente, o sistema nervoso é fornecido com o mais rico tipo de Prana. Este Prana, sendo ele rico, é depositado dentro do cérebro na forma de pura energia crística, o vinho de luz. Existe uma conexão íntima entre a mente, o Prana e o sêmen. Podemos ganhar o domínio sobre a mente e o Prana, controlando a energia seminal com a força de vontade. Aquelas pessoas que derramam o sémen, estão privadas de ter o controle sobre a sua mente, e muito menos sobre o Prana. O esforço para a obtenção do controlo da mente e do Prana falham com ausência de disciplina. Indivíduos que conseguem adquirir o controlo sexual (energia sexual), ganham o controlo da sua mente e controlam os seus Pranas, logo que tal acontece, a verdadeira libertação é alcançada.
Prana é a vida e circula por todos os nossos órgãos. “” O Prana circula em toda a nossas nadis e canais vitais. “” A energia sexual é Prana, a vida. “” Prana é sexual. A energia sexual é solar. A energia solar é crístico. O Cristo Cósmico é o Logos Solar. A energia solar vem do Cristo Cósmico. A água dos glaciares da montanha penetra dentro do coto para amadurecer a uva, dentro do qual toda a vida, o Prana inteira do Sol-Cristo permanece fechado.

Também peguei informações nos endereços abaixo sobre o Pranayama:
http://www.slideshare.net/artista1977/pranayama-controle-bscos-da-respirao