terça-feira, 25 de setembro de 2012

Yoga na Educação




Por Madu Cabral

A doutora em Letras Americanas, Michelline Flack, começou seu caminho no Yoga quando descobriu que seu autor predileto, Henry David Thoreau, passou dois anos isolado em uma floresta para descobrir o significado da vida e levou apenas dois livros: Homero e a Bhagavad Gita. O caminho indicado por Thoreau a levou a uma das mais importantes escolas de Yoga do mundo, a Bihar School na Índia, onde estudou com Swami Satyananda Saraswati. 

Professora de inglês na época, Michelline começou a experimentar algumas das técnicas do Yoga (alongamentos, respiração e relaxamento) em seus alunos durante as aulas. Apesar das dificuldades pela falta de divulgação, conhecimento e livros sobre Yoga (falamos de 1973), a professora viu o benefício que haveria para os alunos e começou a desenvolver um método para ensinar a milenar filosofia da Índia para seus pequenos estudantes. Todos gostaram: pais, alunos e escolas, hoje Michelline é fundadora do RYE – Research of Yoga in Education, uma instituição presente em muitos lugares do mundo (inclusive no Brasil) que incentiva, estuda e pratica o Yoga para as crianças nas salas de aula.

Como foi o início de seu trabalho com as crianças e o Yoga?
Percebi o benefício que essas técnicas poderiam oferecer ao aprendizado infantil e o interessante é que as crianças gostavam muito. No começo, os pais desconfiaram um pouco de uma professora de inglês ensinando "ginástica" na sala, mas expliquei que isso as ajudaria a aprender melhor. Dava pequenos exercícios de Yoga em inglês e meus alunos, além de se tornarem muito bons no vocabulário do corpo, passaram a entender que o corpo é nossa verdadeira casa, não nosso quarto ou uma cozinha, e passaram a cuidar dele melhor. 

E como isso se organizou na França?
Passei a ser conhecida com esse trabalho, no começo recebi muitos jornalistas para falar sobre isso. Esse movimento cresceu, comecei a ser muito procurada por professores e hoje, apesar de não ser reconhecido oficialmente, as escolas vêm com bons olhos um professor formado pelo RYE, sabem a qualidade e os benefícios dos nossos programas.
O Yoga não deve ser obrigatório, é contra tudo que os textos antigos nos ensinam. Ao ensinar Yoga nas escolas apresentamos o método, o que não significa que todos queiram praticar. Por isso começamos a ensinar aos professores, para que as técnicas possam acompanhar o dia a dia das escolas. O importante é observarmos que se o professor só aprender a técnica e não praticar Yoga regularmente a técnica não funciona em sala de aula, depois de um tempo deixa de ser interessante.

E quais os benefícios?
A primeira coisa que percebemos foi que ao apresentarmos o Yoga imediatamente há uma mudança na relação entre os alunos e os professores, é PAZ, a atmosfera da sala muda. Se o professor propõe um jogo em que os alunos entrem o mais quieto possível na sala sem fazer barulho, a atividade começa mais tranquila e apresentamos uma novidade às crianças: o silêncio!
Tanto para crianças quanto para adultos o Yoga aumenta a atenção no momento presente, traz equilíbrio, e melhora a imunidade, faz bem para o corpo. Queremos que as crianças sejam pessoas autônomas e bem equilibradas, que tomem responsabilidade por suas vidas e que mantenham a mente crítica. 

Como as crianças recebem o Yoga?
Eles são ótimos embaixadores do Yoga! Ensinam o que aprendem uns aos outros. As crianças fazem as coisas sem perder muito tempo pensando como fazer. O Yoga para as crianças não pertence a nós, ensinamos e eles fazem o resto. 


Micheline Flak (Swami Yogabhakti) estudou Yoga com seu mestre Swami Satyananda, referência mundial em Yoga. Doutora em Letras Americanas pela Sorbonne, começou a introduzir técnicas de Yoga em suas aulas em 1973. Foi professora de Ciências da Educação no Institut Supérieur de Pédagogie Paris XII, de 1985 a 1994. Diplomada em Yoga pela Fédération Française de Hatha Yoga e formada pela Bihar School of Yoga, Índia, onde estudou com Sw. Satyananda Saraswati, de quem é discípula direta e recebeu o título de Swami. Fundou e preside a RYE – Recherche sur lê Yoga dans l’Education (Pesquisa de Yoga Aplicado à Educação) – hoje presente em 11 países.