terça-feira, 25 de setembro de 2012

Hora de Dormir

Por Madu Cabral

Prepare o ambiente

Se a casa inteira estiver mais calma, sem sons muito altos ou luzes muito fortes, a criança também se acalmará. O quarto do pequeno também deve ter uma luz mais fraca.

Voz que acalma 

Quem for cumprir o papel de professor nesse momento deve se lembrar de manter a voz baixa e suave.

Yoga na cama 

Algumas posturas podem ajudar a relaxar as tensões do corpo e preparar para a noite que segue:

Vajrasana (postura do diamante): peça para a criança sentar sobre os calcanhares, de joelhos no colchão e fazer movimentos circulares, bem lentos, com a cabeça. Três círculos para cada lado são suficientes.

Paschimottanasana (postura da pinça): depois, o pequeno pode se sentar com as pernas estendidas e inclinar o tronco, com a cabeça bem relaxada, caminhando com as mãos na direção dos pés. Vale segurar na altura dos joelhos, nas canelas ou nos pés, onde for confortável, enquanto faz cinco respirações bem profundas.

Apanasana (postura do vento descendente): agora já é hora de deitar. Com a barriga para cima a criança pode trazer os joelhos em direção ao peito, soltando bem o corpinho no colchão. Peça que inspire lentamente pelas narinas e solte o ar pela boca. Cinco respirações são suficientes para relaxar.

História para dormir

Essa “historinha da imaginação” serve como uma breve meditação guiada e pode ajudar a cair no sono. Conduza a criança ao relaxamento desta forma: “Feche os olhos e imagine que seu colchão começa a flutuar como um tapete mágico. Veja-o passando pelas nuvens em uma viagem encantada. Sinta as nuvens passando bem pertinho, leves e fofinhas e agora sinta seu corpo leve como elas. Veja que as estrelas começam a brilhar e o céu está ficando escuro. Já é hora de dormir”.

Massagem

O óleo essencial de lavanda é ótimo para acalmar e é ótimo para finalizar o dia com uma massagem nos pés. Misture cinco gotas de óleo essencial de lavanda a uma colher de sopa de óleo vegetal (como amêndoas ou girassol) e esfregue lentamente os pés da criança. Nenhuma técnica é necessária, só um carinho profundo nos pezinhos. Massageie bastante cada um dos dedos.

Melissa é professora de Yoga, dá aula para crianças no CIYMAM.
franchimelissa@hotmail.com
www.ciymam.com.br