Navegando pela internet, eucom essa incessante sede de conhecimento pela cultura indiana, acabei achando esse texto que oferece nomes de bebês em Hindu. Esse é sem duvida um texto rico em conteúdo. Devo confessar que foi daqui que tirei o nome Akash(céu) para meu futuro grupo de Yoga. O nome traduz bem o que quero que ele seja!
Então fique a vontade e delicie-se com esse belo texto escrito por Alfonso Almeida:
No hinduísmo, praticamente todos os aspectos da vida humana estão intrinsecamente conectados à religião, quer explicitamente conhecidos ou desconhecidos ao homem comum. Nomear um bebê também cai nesta categoria. O hinduismo aceita Deus com numerosos nomes e formas, apesar de que a verdade latente da Realidade Definitiva transcende nome e forma. O hinduísmo acredita que o nome de Deus é muito sagrado e pronunciar o nome de Deus, consciente ou inconscientemente tem seus benefícios espirituais.
Naturalmente, nomear crianças predominantemente com nomes divinos é o mais prevalecente no hinduísmo. É amplamente acreditado que ao chamar a criança, você está de fato pronunciando o nome de um Deus e com isso um benefício espiritual origina-se para você. Junto com os nomes de Deuses, muitos rios sagrados, montanhas e colinas, e alguns lugares associados com Deuses, pessoas divinas, moradias de templos populares etc. são também popularmente usados para nomear crianças. Nomes de crianças baseados em personagens populares de histórias mitológicas hindus são também utilizados. Nomear a partir de santos e sábios muito populares, grandes personalidades, nomes baseados na natureza, estações e seres celestiais são também bastante predominantes. A nomeação também é feita baseada em qualidades humanas adoráveis, aspectos da beleza humana, etc.
Mais predominantemente, os nomes têm sua origem e significado no idioma sânscrito. Sânscrito é um dos mais antigos idiomas do hinduísmo e a maioria das escrituras Hindu sagradas são em sânscrito. Antigas escrituras Hindus, histórias mitológicas e hinos em sânscrito são abundantes estoques de informação para pesquisa de nomes Hindus.
Além do idioma sânscrito, antigas linguagens Dravidianas como o Tâmil também contêm nomes expressivos que são utilizados por pessoas de etnias e identidades culturais específicas.
Agora vamos entrar em detalhes sobre como nomear um bebê Hindu, com alguns exemplos:
- Nomeie o bebê a partir dos nomes sagrados de Deus. No Hinduísmo, como já foi dito, há inúmeras formas de Deus disponíveis para adoração de acordo com o gosto, aptidão e temperamento do crente. Brahma, Vishnu e Shiva é a trindade sagrada de Deuses que representam as funções de criação, preservação e destruição da Realidade suprema – os Brahman. Eles são Deuses que têm suas companhias divinas em Saraswati, Laksmi e Shakti respetivamente, que são Deusas. Enquanto Brahma não é amplamente adorado, a adoração de Vishnu e Shiva e seus cônjuges divinos é mais amplamente praticada. O Lorde Vishnu tem “sahasranamam” (milhares de nomes) e um hino separado chamado Vishnu Sahasranamam é utilizável (que é parte do épico Sagrado, Mahabharata). É uma fonte rica de nomes Hindus. Por exemplo os nomes do Lorde Vishnu – Hari, Kesava, Madhava, Narayana, Govinda, Vikrama, Vasudeva, Janardhan, Sridhar, Dhamodhar, etc – são alguns dos nomes de bebês Hindus mais populares. Da mesma forma, os nomes populares de Lorde Shiva – Gangadhar, Mahadev, Mahesh, Sambu, Maheshwar, etc. – são usados.Shakti, o cônjuge divino de Shiva, é uma Deusa muito popular que é considerada a mãe universal. Outro sahasranamam separado conhecido como Lalitha saharanamam é disponibilizado como um hino popular que contém inúmeros nomes de Shakhi. É uma fonte muito rica de nomes femininos. Por exemplo, Lalitha, Parvathi, Uma, Durga, Gowri, Chandi, Kamakshi, Visalakshi, Maya, Bhavani, Ambika, Bhuvaneshwari, etc.Além da trindade sagrada, Deuses como Ganesha, Subramanya e Ayyappa são também popularmente adorados, e hinos em louvor a eles contêm numerosos nomes popularmente utilizados para nomear crianças. Exemplos: Ganapathy, Murugan, Saravanan, Sivakumar, etc.
- Nomeie o bebê com base nos ‘Avatares” de Deus. Um “Avatar” é Deus, descido à Terra em forma humana. Acredita-se que o Lorde Vishnu tem 10 avatares e os avatares “Rama” e “Krishna” são os mais populares entre eles. Enquanto estes dois nomes são extremamente populares e amplamente utilizados em nomes de bebês hindus, há numerosos outros nomes destes dois (e outros avatares) como Raghu, Raghav, etc. para Rama; Gopal, Giridhar, Kannan, Parthasarathy, etc. para Krishna; e Narasimha, Parasuram e outros.O nome da esposa de Rama, Sita e seus outros nomes como Mythili e Janaki são amplamente utilizados. O nome da companheira de infância de Krishna – Radha, cujo amor por Krishna é divino – é um nome feminino Hindu muito utilizado. Os nomes de Bhama e Rukmani, esposas de Krishna, também são nomes de bebês hindus populares.
- Você também pode combinar os nomes de Deus. Outra linda forma de nomear é combinar nomes de Deuses e Deusas. Exemplos: Lakshmi Narayan, Sita Ram, Radha Krishnan, Uma Maheshwar (todos utilizados em nomes masculinos). Nomes de Deuses como identificados por seus cônjuges também fazem ótimos nomes de bebês Hindus. Exemplo: Sitapathi, Umapathi, Sripathi (pathi significa marido), Srinivas, etc.
- Nomeie o bebê Hindu a partir de rios e locais sagrados. Rios são considerados femininos. Nomes de rios sagrados – como Ganga (Mandhakini, Bhagirati), Jamuna, Godhavari, Kaveri, etc. – são nomes femininos populares.Nomes de montanhas e colinas sagradas e locais associados com o sagrado (que são tratados como masculinos) – como HImadhri, Badri, Kedar, Amarnath, Kailash, Seshadri, Venkatadri, Tirupathi, Ezhumalai, Palani, Annamalai, Madurai, Chidambaram, Kashi, etc. – também são nomes hindus populares para bebês. Alguns destes nomes são mais específicos do sul da Índia.
- Nomeie o bebê a partir de personagens mitológicos populares. Ramayana e Mahabharatha são os dois épicos mais populares do Hinduísmo. Ramayana contém a história de Rama. Srimad Bhagavatam é outra mitologia sagrada contendo a historia de Lorde Krishna. Os nomes de vários personagens distintos nestas histórias são popularmente utilizados para nomear um bebê hindu. Por exemplo, Kousalya (mãe de Rama), Devaki (mãe de Krishna), Sumitra, Bharat, Laksman, Chatrugan, Dasarath, Vibhishan, Guhan, Urmila, Bhishma, Arjun, Draupati, Balaram, Vasudev, Subhadra, Karan, etc. Personagens celestiais como Ramba, Urvashi, Menaka (as dançarinas celestiais), Devendra, Indra, Varun, Savita, etc. também estão na moda como nomes de bebês hindus.
- Nomeie o seu bebê hindu a partir de santos, sábios e personalidades populares. Alguns destes nomes populares são Ramakrishna, Ramana, Ramadass, Meera, Thukaram, Thyagaraja, Vivekanand, Shivaji, Mohandas, Jawahar, etc.
- Nomeie o bebê com base na natureza, objetos celestiais, etc.
- O sol, a lua e as estrelas estão sendo usados como nomes para bebês hindus:
- Ravi, Soorya, Aditya, Dhinakar, Dhinesh, Bhaskar (todos representando o Sol).
- Indhu, Prabha, Mathi, Nila, Chandra (representando a lua).
- No hinduísmo, as estrelas são divididas em 27 constelações e muitas delas são utilizadas em (na maioria femininos) nomes como Ashwini, Bharani, Krithika, Rohini, Anuradha, Chitra, Revathi, etc.
- Estações como Sharat, Basant/Basanti são usadas como nomes de bebês hindus.
- Elementos naturais – Pritvi (terra), Akash (céu), Pawan (ar) etc. – são opções populares.
- O sistema de calendário Hindu tem 60 nomes de anos e eles se repetem em ciclos. Alguns dos nomes de anos são também utilizados para crianças nascidas no ano específico e.g. Sowmya, Akshaya, Sarvajit, Vikram, Vijay, Chitrabhanu, etc.
- Até períodos diferentes do dia como Diva (dia), Nishi (noite), Usha (pré-amanhecer), Sandhya (crepúsculo) são usados como nomes de bebês hindus.
- Vários nomes de flores – Mallika (jasmim), Padma, Kamala, Komala, Pankaja (todos representando o lótus), Roja (rosa), Pushpa (flor) são popularmente utilizados. Todos estes nomes são femininos.
- Nomeie o bebê com palavras expressivas em sânscrito. A beleza da linguagem do sânscrito é que quase todos os nomes que nós discutimos acima têm significados. Fora estes, há muitos nomes em voga que têm significados muito expressivos relacionados à qualidades adoráveis, divinas e humanas, beleza dos traços humanos, etc. De fato, os sahasranamams que mencionamos acima contém muitos atributos divinos e qualidades dos Deuses que se tornam representantes do próprio Deus/Deusa. Assim uma pletora de “nomes de atributos” está disponível como nomes para bebês hindus.
- Alguns exemplos de nomes masculinos: Purushotam (o maior entre os homens), Ajay/Ajit (inconquistável), Padmanabhan (com os olhos de Lótus), Chakrapani (transportador da roda), Kothandapani (mensageiro da saudação), Chandrachud (que veste a lua na cabeça), Akshai (sem morte), Sukumar (bom filho), Abhai (sem medo), Anand (glória), etc.
- Alguns exemplos de nomes femininos: Shanti/Shanta (paz), Subhashini (que fala docemente), Vijaya (conquistadora), Sowmya, Sulakshana (bonita), Sukanya (boa filha), Kamakshi (soberano das paixões), Sunayna (que tem olhos bonitos), Priya (amável), Sushila (boa conduta), Anandhi (glória) e assim por diante.
Como mencionado anteriormente, nomes com significados específicos de regiões e linguagens também são populares para nomear bebês hindus. Por exemplo, em Tâmil, alguns nomes femininos populares são Kayalvizhi (com olhos de peixe), Thenmozhi (néctar como palavras), Mangayarkarasi (rainha entre as mulheres), Selvi (a rica), Pattu (seda), Ponni (dourada), etc. - Conheça as convenções dos nomes. Todos os nomes dados acima são utilizados como primeiro nome. Geralmente, pessoas que pertençam a seitas ou religiões específicas vão seguir os nomes geralmente utilizados dentro de suas seitas. Por exemplo, adoradores ortodoxos de Vishnu iriam normalmente restringir os nomes de suas crianças com nomes associados a Vishnu ou sua cônjuge divina Lakshmi. A utilização de nomes pertencentes ao cristianismo ou islamismo não é praticada nem encorajada.Um típico nome hindu geralmente consiste de um primeiro nome, opcionalmente um segundo/último nome e um sobrenome. O segundo nome pode ser o nome do pai, ou um nome tradicional hereditário. O sobrenome é novamente baseado na hereditariedade e linhagem e pode indicar a casta; uma sub-seita da religião seguida; a profissão tradicional de antepassados; a identidade de um clã ou o nome do local que originou o clã; ou o nome da casa do patriarca, etc. Tudo depende das tradições e práticas da família e da região à qual pertencem.Na geração presente, a prática de adicionar o nome da casta como sobrenome é desencorajada. Há também uma crescente tendência a usar apenar nomes curtos e doces que não são particularmente identificados com nenhum Deus. No sul da Índia (Tamil Nadu), apenas o primeiro nome é usado e (o segundo nome ou) o nome do pai é usado apenas em iniciais.Em muitas famílias a nomeação do bebê a partir do avô ou avó é praticada; Na geração presente, no entanto, tais práticas estão desaparecendo.
10. Conheça as nomeações a partir de conversões religiosas.
A Índia é tradicionalmente conhecida como um caldeirão de várias religiões. Historicamente, invasões dos mongóis e dos britânicos trouxe a conversão de inúmeras pessoas do hinduismo para o islamismo e cristianismo. Aqueles que se convertem para o islã adotam nomes islâmicos convencionais. Com o cristianismo, enquanto nomes cristãos típicos são geralmente adotados, há também casos flexíveis de co-existência de alguns nomes hindus justapostos com um nome cristão.
Exemplos: Robert Rajasekhar, John Desikar, Joseph Sathyanathan.
Outra evolução interessante que aconteceu nos últimos anos é o influxo de ocidentais para a Índia à procura de uma vida mais significativa através do entendimento e prática do hinduísmo. Muitos deles ficam sob os cuidados de reverenciados Santos e Sábios na Índia e após um período de iniciação, um grande número deles busca intencionalmente a mudança de seus nomes para nomes tipicamente hindus.