As Fechaduras ou contrações musculares são aplicadas para a retenção e canalização do Prana.
As Fechaduras ou "Bandhas" criam uma postura que é mantida enquanto a respiração (inalação/exalação) é presa. Os movimentos mais sutis nos músculos alinham o corpo para que a energia na coluna possa fluir para cima, e não para baixo. O termo Fechadura não deve ser entendido como uma constrição forçada. A idéia não é bloquear a energia, e sim, abrir a coluna abrir a coluna para que As Fechaduras ou contrações musculares são aplicadas para a retenção e canalização do Prana.
As Fechaduras ou "Bandhas" criam uma postura que é mantida enquanto a respiração (inalação/exalação) é presa. Os movimentos mais sutis nos músculos alinham o corpo para que a energia na coluna possa fluir para cima, e não para baixo. O termo Fechadura não deve ser entendido como uma constrição forçada. A idéia não é bloquear a energia, e sim, abrir a coluna abrir a coluna para que a energia possa fluir mais facilmente e ser liberada sentido acima.
Para voce se familiarizar com os músculos a serem contraídos, pratique cada um deles separadamente.
UDDIYANA BHANDA: A Fechadura do Diafragma é aplicada levantando-se o tórax enquanto puxamos os músculos abdominais superiores para dentro em direção à coluna, criando uma cavidade, e dando uma leve massagem nos músculos do coração. Ela ajuda a mover a a transformar a energia prânica até a região do pescoço, estimula o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal no cérebro e desenvolve um senso de compaixão. Pode dar uma nova juventude ao corpo e é normalmente aplicada com a respiração presa para fora. Trabalha o Plexo solar e o chakra do coração.É também usada durante as sessões de cantria. Aplicada ritmicamente ela melhora os efeitos da cantoria.
Os textos de Yoga param na Fechadura do Pescoço, mas para estimulação completa do 6º e do 7º Chakras, é aplicada a Fechadura da Língua e dos Olhos
Sente-se sobre seus calcanhares e separe os joelhos bem abertos, as palmas sobre as coxas:
JALANDHARA BHANDA: Fechadura do Pescoço ou Fechadura do Queixo é usada em todas as meditações e pranayama de cânticos. Ela envolve movimentos sutis e é feita levantando-se o peito e o sternum e estirando as costas do pescoço bastante retas (isto é feito puxando o queixo para trás em direção ao pescoço) Você deverá sentir alguma tensão atrás e dos lados do pescoço. O queixo fica na ranhura no meio do pescoço e a cabeça fica nivelada sem sair para frente, endireitando as vértebras cervicais e permitindo um fluxo livre do prana para o cérebro. A língua e a garganta devem permanecer relaxados. Isto faz com que a conexão coração-cabeça se abra. Esta fechadura pões pressão na tireóide e na paratireóide e as fazem secretar, e que, por sua vez, ativa a pituitária. Sem esta fechadura, o pranayama pode causar uma pressão desconfortável nos olhos, ouvidos e coração. Ela também previne tonteiras causadas por rápidas mudanças na pressão sanguínea que pode ocorrer quando os nadis (canais do fluxo prânico) são desbloqueados. FECHADURA DA LÍNGUA E DOS OLHOS Aqui, a ponta da língua é pressionada levemente no céu da boca. O olhos ficam virados para cima como se estivesse olhando para o topo de sua cabeça. Você pode sentir um pulsar no Chakra Coronário. MAHABHANDA: A Grande Fechadura - a aplicação das 3 fechaduras de uma só vez. Ela rejuvenece os nervos e as glândulas, regula a pressão sanguínea e produz vários outros benefícios. EXERCÍCIO BHANDA Pratique de estomago vazio. Isto lhe ajudará a distinguir as fechaduras e a perceber os movimentos da energia ao longo de sua coluna e certifique0se de fazê-lo sem pressa e com muita atenção para não perder nenhum detalhe do que está acontecendo a seu corpo.
Este exercício Bandha é uma excelente preparação para o sexo tântrico. Ele permite a energia sexual a mover-se subindo a coluna em vez de ser expelida.
|