quarta-feira, 24 de abril de 2013

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Alimentação

Alimentação e codificação social.

Resumo pela própria autora: Rosa Maria Perez


"RESUMO
Este artigo tem como base um trabalho etnográfico de longa duração realizado na Índia rural (Gujarate) com um grupo de mulheres Dalit (termo pelo qual são designados os "antigos" intocáveis da Índia) e, por extensão, mulheres de outros grupos sociais. Pretendo analisar a forma como a produção, distribuição e confecção de alimentos funcionam simultaneamente como formas de segregação feminina e de afirmação de poder por parte das mulheres, sobretudo em situações ligadas à fecundidade".

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Hatha Yoga


HATHA YOGA 
O que for a profundeza do teu ser, assim será o teu desejo. O que for o teu desejo, assim será a tua vontade. O que for a tua vontade, assim serão os teus atos. O que forem teus atos, assim será o teu destino.
Brihadáranyaka Upanishad, IV: 4.5.







O Hatha Yoga é uma prática milenar que surgiu na Índia. A raiz do termo - JUG - significa juntar, unir, ligar. Simplificadamente, Yoga seria a união entre nosso corpo, nossa mente e nossas emoções; entre nossa alma individual e nossa alma universal . Tendo a mente e o corpo como aliados - e não como inimigos entre si - surge a possibilidade de estarmos em perfeita sintonia com os nossos aspectos internos e externos: saúde, flexibilidade e fortalecimento do corpo físico, associados a um estado de tranqüilidade, concentração e clareza mental.

Em termos físicos, o que torna o Yoga único é o fato dele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Além disso, ele coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. As costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios, uma vez que o processo de enrijecimento (devido à inatividade, ao cansaço, à postura incorreta e ao envelhecimento) é revertido. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano.

Durante a aula de Hatha Yoga, nos utilizamos de: 



Pranayamas: exercícios respiratórios com finalidades específicas. Entre elas, podemos citar a ampliação da capacidade respiratória, melhorando a absorção do oxigênio; o aquecimento do corpo e a distribuição de energia dentro dele; a redução da aceleração mental e o equilíbrio interior.
Ásanas: exercícios psicofísicos que fortalecem nosso corpo, aumentando sua agilidade e prevenindo contra várias doenças, inclusive as psicossomáticas. Os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com consciência dos limites do corpo, evitando assim o risco de distensões ou lesões. Os ásanas também atuam no desbloqueio das áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças também surgem quando esse fluxo não é adequado.


Yoganidra : momento de relaxamento físico e mental que visa – entre inúmeros outros benefícios - promover um momento de paz e silêncio interior. Todo o corpo e a mente acomodam e distribuem os estímulos recebidos durante a aula, resultando em tranqüilidade, saúde e bem estar.

Seja qual for o motivo pessoal que inicialmente leve uma pessoa ao encontro do Yoga, o praticante regular acaba descobrindo que o Yoga proporciona muito mais. Segundo a mitologia indiana, o deus Shiva o teria criado para presentear os seres humanos. E nós, aqui no ocidente, finalmente estamos descobrindo que o Yoga é um presente para se viver melhor, ou, em outras palavras, é um presente que nos permite religar com o que há de melhor dentro de nós!


Esse texto representa muito meu aprendizado nesse final de curso.Meus parabéns a quem o escreveu, por saber se expressar tão bem! Do site: carmenperez


Sequência de Yoga

Para acordar bem e ter um dia cheio de energia: Sequência de Yoga Matinal.
Bom dia!