quinta-feira, 14 de março de 2013

Kryas

Entrevista de Laura Parker, concedida à Yoga Journal, sobre Kriyas


YJ: O que são os kriyas e para que eles servem?

Kriyas são técnicas de limpeza ou purificação do sistema respiratório, do tubo digestivo, do estômago, dos olhos, do cólon e do cérebro. Também são conhecidos como SHATKARMA - os seis processos de limpeza. Shat (seis), Karma (ação). As seis ações que geram a purificação do corpo, preparando-o assim, para a prática de asanas e pranayamas. São eles: Dhauti , Basti, Neti, Trataka, Nauli e Kapalabhati.

Dhauti: está dividido em quatro
1. Antar dhauti - limpeza interna
2. Danta dhauti - limpeza dos dentes 
3. Hrid dhauti - limpeza da garganta
4. Moola Sodhana - limpeza do reto

1. Antar Dhauti está dividido em 4 partes: 

1.1. purificação com o ar ( plavini) 
o yogui fecha a epiglote e de uma só vez empurra um certo volume de ar para dentro do estômago. Descansa por um segundo e repete o mesmo processo até que seu estômago fique cheio de ar. Então, lentamente, deixa o ar sair em arroto com os gases sujos do estômago. Não é um kriya dos mais importantes.

1. 2. purificação com água ( kunjar Kriya ou vamana dhauti )
Beba de quatro a oito copos de água morna com sal. Faça vigorosos exercícios de Uddiyana Bandha. Pressione o abdome com as mãos. Coloque os dedos no fundo da garganta e vomite a água. Pode ser feito uma vez por semana.

1. 3. purificação com o fogo ( Agnisara Dhauti )
Sente-se ereto com as pernas cruzadas, inspire profundamente. Então com uma expiração forçada, esvazie os pulmões tanto quanto possível. Após a expiração, o diafragma se eleva naturalmente em direção à cavidade torácica, os músculos abdominais são então empurrados para dentro e para fora numa sucessão rápida. 15 a 20 bombadas são dadas em cada volta, quando os pulmões estão vazios.Isto é uma volta. pode-se praticar 10 voltas por dia. Este exercício também pode ser feito de pé, com os joelhos flexionados, e as mãos descansando sobre os joelhos.

1. 4. purificação com o tecido ( vastra dhauti )
Pegue um pedaço de gaze fina de 5 a 8 cm de largura e 4,5 metros de comprimento. Coloque-o em água salgada morna. Torça-o, tirando a água e vá engolindo uma ponta dele aos poucos. No primeiro dia, engula apenas cerca de 30 cm do comprimento, retendo-o por alguns minutos, então puxe-o para fora devagar. Assim, aos poucos, depois de um tempo, todo o pano pode ser engolido. Retenha-o no estômago por dois minutos, então retire-o bem lenta e cuidadosamente. Para que o tecido se mova, pode-se beber água junto com ele. Quando o Kriya estiver acabado, beba um copo de água morna lentamente.
Este kriya deverá ser feito de manhã cedo em jejum e poderá ser praticado uma vez por semana.

Basti: limpeza do intestino grosso
O processo de limpeza é feito pela criação de vácuo nos instestinos pelo qual a água é puxada para o cólon. O vácuo é criado pelo uso de Nauli Kriya, através da manipulação central dos músculos abdominais. Praticar Nauli sentado numa banheira com água cria o vácuo pelo qual a água é puxada para o intestino grosso. Para manter os músculos do esfíncter abertos, insira um pequeno tudo no reto, cerca de 10 cm de comprimento. Tão logo a água seja puxada para dentro o tubo deve ser removido. Então, com o Nauli Kriya, a água é expelida do intestino grosso. Esta prática tem o efeito de fortalecer os músculos abdominais, curar desordens urinárias e digestivas e constipação crônica. 

Neti: limpeza das fossas nasais 
O Neti pode ser de dois tipos : Sutra Neti ( com um barbante ou um cateter ) ou Jala Neti ( com água salgada).

1. Sutra Neti - com cateter 
Primeiro esterelize o cateter, que deve então ser colocado em água morna antes de ser inserido. Insira o cateter na narina direita por alguns centimetros, retire-o lenta e cuidadosamente; então insira-o na narina esquerda. Depois de alguns dias de prática, o cateter estará passando até a língua, quando então, pode se retirado pela boca usando o indicador e o polegar. O cateter é assim retirado lentamente pela boca. Isso poderá ser praticado uma vez por semana. Poderá ser agente contra os males respiratórios, elimando o muco das fossas nasais e auxiliando no processo de cura da renite.

2. Jala Neti - com água
Outro método fácil de lavar as narinas é adicionar uma colher de chá de sal em um copo de água morna e mexer bem. Usando um lota ( ducha nasal ), derrame a água numa narina direita, mantendo a cabeça levemente inclinada para o lado esquerdo. A água sairá pela narina esquerda. Então, repetir o processo com a narina esquerda, o qual a água sairá pela narina direita.
Não respirar pelas narinas enquando se esta fazendo a lavagem. Respirar pela boca. Pode ser feito este Kriya diarimente para evitar males respiratórios, de renite e sinusite. 

Trataka: fixar o olhar
Trataka é fitar firmemente um ponto particular ou objeto sem piscar. Pode ser usado a chama de uma vela, que deverá ficar na mesma altura dos olhos. Olhe para a chama por um minuto sem piscar. Depois de um minuto, feche os olhos, relaxe os músculos dos olhos e visualize a chama entre as sobrancelhas por um minuto. repita esta prática por 5 a 6 minutos. Gradualmente vá aumentando o tempo de permanência do olhar fixo até 3 minutos, usando o mesmo tempo para relaxar os olhos. Este exercício fortalece os olhos, desenvolve a concentração e estimula os centros nervosos.

Nauli Kriya: manipulação dos músculos abdominais 
Somente após estar apto a fazer o Uddiyana Bandha com perfeição, é possível praticar este exercício. De pé, pratique primeiro a contração abdominal Uddiyana Bandha; nesta posição deixe o centro do abdome livre, contraindo os lados direito e esquerdo do abdome. Isso coloca os músculos abdominais numa linha vertical ( Madhyama Nauli ou contação central ). Após dominar o Nauli central, o próximo passo é conseguir o controle sobre os músculos do lado esquerdo ou do lado direito ( Vama ou Dakshina Nauli ). A técnica é a mesma do Nauli Central, exceto que é preciso aplicar mais pressão nas coxas com as mãos. Se o lado esquerdo for contraído, então a mão esquerda pressiona a coxa, o tronco pendendo levemente para a frente e para a esquerda; o oposto se aplica ao lado direito. Todos estes processos de Nauli central, esquerdo e direito são chamados de rotação dos músculos abdominais. O nauli é praticado para fortalecer os músculos abdominais e para remover a preguiça do estômago, do intestino e do fígado. Os músculos das paredes abdominais ( seis pares) protegem as visceras abdominais e ajudam a regular a pressão toráxica na respiração. 

Kapalabhati
A palavra sânscrita KAPÂLA significa crânio e BHÂTI significa brilhante (Kapalabhati = crânio brilhante). Portanto, este é um Kriya de purificação do crânio – não é propriamente um pranayama, mas uma técnica de purificação (Kriya). Em Kapalabhati a expiração é ativa e dinâmica e a inalação é passiva e natural. Para realizar o Kapalabhati a coluna necessita estar ereta, confortável. O tórax deve permanecer estático e a tendência natural de expandir e elevar o peito deve ser evitada porque anula o efeito do exercício.

A cada expiração, contraia a parte alta e média do abdome que é a mais importante para que a expiração se faça corretamente, juntamente com a r elevação do assoalho pélvico - Mula bandha. Concentrar-se no plexo solar e após a expiração, as paredes abdominais são descontraídas, permitindo automaticamente a entrada de ar nos pulmões. Deve-se iniciar apenas com três voltas no início de 20 expirações cada volta. Ir aumentando gradualmente o número de expirações por volta, chegando a 27, 54, 81 e 108.

Entre uma volta e outra fazer uma respiração completa com retenção.
A exalação forçada em Kapalabhati, produz efeitos diferentes no cérebro, é um fenômeno fisiológico que durante a inalação normal, o fluído ao redor do cérebro é comprimido e então o cérebro contrai levemente. Com a exalação este fluído cerebro-espinhal é descomprimido e o cérebro expande levemente.

Esta é a influência mecânica do ciclo respiratório na estrutura do cérebro.
A respiração comum faz o volume do cérebro variar cerca de 18 vezes por minuto, porém em Kapalabhati devido o efeito da exalação forçada aumenta a massagem no cérebro pelo aumento da descompressão e este volume modifica para 120 vezes por minuto. Na inspiração o cérebro contrai. Na expiração o cérebro expande.

Como resultado há uma massagem geral no cérebro e uma verdadeira torrente sanguínea é injetada no cérebro, irrigando-o, vivificando todos os capilares e células. As glândulas endócrinas situadas no cérebro (hipófise e a pineal) atingem o seu apogeu. A prática disciplinada de Kapalabhati ativa as correntes prânicas e percebe-se a presença e a ação dessas correntes, na região frontal, estimulando o cérebro e ele se purifica tanto no plano orgânico como no sutil e o sistema nervoso se espiritualiza.

Efeitos: 
- Limpa e fortalece os pulmões e condutos respiratórios
- Ajuda a desobstruir as artérias
- Estimula o Sistema Nervoso
- Clareia a mente
- Vitaliza o corpo
- Carrega o plexo solar
- Purifica os nadis
- É preventivo contra a tuberculose
- Tonifica os músculos abdominais e auto massageia o fígado, rins, pâncreas, baço e estômago
- Aumenta a elasticidade dos pulmões
- Ajuda a drenagem dos sinos
- Beneficia os olhos
- Ativa a mente
- Aumenta a eliminação de dióxido de carbono

Contra-indicação: Portadores de hipertensão, tonturas, hérnias.


YJ: Quais os tipos de desintoxicação que podem ser feitos pelos kriyas? 
Tenho praticado por anos consecutivos com meus alunos um retiro de silêncio e meditação, que nos 3 dias que antecedem o retiro, realizamos os kriyas de desintoxicação : o basti ( lavagem intestinal ), o vamana dhauti ( o vomito ), o jala neti ( lavagem das narinas ) e durante o retiro realizamos o nauli ou uddiyana bandha, trataka e kapalabhati.

YJ: Quais os kriyas mais simples que podemos explicar na matéria e seus benefícios? 
Os Kriyas mais simples são: o nauli ou uddiyana bandha, trataka e kapalabhati.

Nauli : O nauli é praticado para fortalecer os músculos abdominais e para remover a preguiça do estômago, do intestino e do fígado. Os músculos das paredes abdominais ( seis pares) protegem as visceras abdominais e ajudam a regular a pressão toráxica na respiração. 

Kapalabhati : A prática disciplinada de Kapalabhati ativa as correntes prânicas e percebe-se a presença e a ação dessas correntes, na região frontal, estimulando o cérebro e ele se purifica tanto no plano orgânico como no sutil e o Sistema Nervoso se espiritualiza. Limpa e fortalece os pulmões e condutos respiratório. Ajuda a desobstruir as artérias. Estimula o Sistema Nervoso. Clareia a mente. Vitaliza o corpo. Carrega o plexo solar. Purifica os nadis. É preventivo contra a tuberculose. Tonifica os músculos abdominais e auto-massageia o fígado, rins, pâncreas, baço e estômago. Aumenta a elasticidade dos pulmões. Ajuda a drenagem dos sinos. Beneficia os olhos. Ativa a mente. Aumenta a eliminação de dióxido de carbono.

Trataka : Este exercício fortalece os olhos, desenvolve a concentração e estimula os centros nervosos.

YJ: Quais outros podemos citar? 
Acredito que todos os kriyas poderão ser explicados na matéria, já que compõem uma prática preparatória tanto a nível físico quanto psíquico para a realização da prática de yoga. O Swami Satyananda, coloca que antes de toda prática de asana, deveria preceder os kriyas de purificação. Desta forma, muitos males seriam expulsos do corpo e da mente.

YJ: Existem pranayamas de desintoxicação? Quais? 
O Kapalabhati não é um pranayama, é um kriya , porém é usado imensamente nas práticas de pranayama, por ser ele um excelente purificador dos nadis, dos centros cerebrais e pulmões. O Nadi Sodhana ( respiração alternada ) é um grande pranayama de purificação das correntes nervosas e psíquicas, sendo que os nadis ida e pingala sofrem uma profunda limpeza, quando este pranayama é realizado perfeitamente. Realizamos a limpeza dos nadis quando alternamos o fluxo respiratório, ajudando a revolver os obstáculos que impedem que o prana flua livremente.


Fonte:Yoga Journal