sábado, 14 de dezembro de 2013

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Saldação ao Sol

Comece sua prática devagar, com três a cinco saudações ao sol, aumentando gradualmente para dez ou quinze. Se isso parecer muito, lembre-se de que tradicionalmente praticam-se 108 saudações ao sol.
Por: Redação - São Paulo - 29/07/2013
Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock
Comece sua prática devagar, com três a cinco saudações, aumentando gradualmente para dez ou quinze. Se isso parecer muito, lembre-se de que tradicionalmente praticam-se 108 saudações ao sol. Pode-se levar mais de algumas semanas pra chegar lá! Você pode dar um ritmo mais intenso para gerar calor e limpar o corpo e a mente ou mais moderado para criar uma meditação em movimento.
1- Tadasana é o ponto inicial e final – ou o alvorecer e o poente – da seqüência. Fique de pé com os pés levemente separados e paralelos um ao outro. Firme suas coxas, vire-as levemente para dentro e levante as virilhas internas.Levante suas mãos na altura do peito e toque o esterno com os polegares. Deixe a respiração suave.Leve sua atenção ao seu “sol interno” no coração sutil e mantenha-a aí durante toda a prática.
2 – Inspire e movimente seus braços esticados pelo lado até chegar acima da cabeça. Se possível, toque as palmas das mãos; se isso contrai pecoço e ombros, separe os braços de forma que fiquem paralelos. Alongue-se pelos dedinhos. Incline-se levemente para trás, em uma leve retroflexão na parte superior das costas e leve a cabeça para trás para olhar os polegares, mas não dobre o pescoço. Empurre o sacro (tailbone) para baixo e levante o topo do esterno.
3 – Expire, desça seus braços bem abertos pelos lados e dobre, pelo quadril, em Uttanasana. Solte a cabeça. Pressione a ponta dos dedos ou palma das mãos no chão (ou em blocos se você não consegue alcançar o chão com facilidade). Quando voltar ao Urdhva Hastasana, no final da seqüência, primeiro alongue o tronco e então levante empurrando o sacro para baixo e na direção da pélvis enquanto inspira.
4 – Inspire e arqueie o tronco em uma leve rertroflexão, esticando o braço e olhando para frente.
5 – Expire, caminhe com as duas pernas para trás até que seus ombros estejam sobre seus cotovelos. Então dobre os cotovelos, e abaixe o tronco e as pernas de forma que fiquem paralelos ao chão, alguns centímetros acima dele. Ao descer, empurre o sacro na direção do osso púbico para que o tronco não arqueie. Levante o osso púbico na direção do umbigo para encaixar os músculos abdominais. Mantenha seus cotovelos próximos ao tronco, não deixe que se abram. Olhe para o chão ou a frente.
6 – Inspire, estique os braços e movimente o tronco para cima e entre os braços em uma retroflexão. (Suas pernas devem estar levemente afastadas do chão e paralela e ele; o sacro se movimenta na direção do púbis.) Certifique-se de que seus ombros estão afastados das orelhas. Você pode permanecer apoiado nas bolas dos pés ou girar para o peito dos pés. Olhe a frente ou leve a cabeça sutilmente para trás. Empurre a parte de cima das coxas para cima para iniciar a Postura do Cachorro Olhando para Baixo.
7 – Expire e mova-se para esta postura. Espalhe as palmas das mãos e solas dos pés contra o chão. Se ainda não consegue encostar os pés inteiros no chão, fique nas pontas. Mas empurre a parte de cima das coxas para trás, gire-as levemente para dentro e estique os calcanhares para baixo. Empurre o sacro para longe da pélvis e gire-o levemente na direção do púbis, aumentando a distância entre os ísquios e os calcanhares, girando-os contra o giro do sacro. Firme suas escápulas contra as costas, afastando-as e levando-as na direção do sacro. Não derrube sua cabeça, mantenha-a entre os braços.

Tadasana – Postura da Montanha
Urdhva Hastasana – Postura dos Braços para Cima
Uttanasana – Postura do Alongamento Intenso
Ardha Uttanasana – Meia Postura do Alongamento Intenso
Chaturanga Dandasana – Postura dos Quatro Apoios
Urdhva Mukha Svanasana – Postura do Cachorro olhando para Cima
Adho Mukha Svanasana – Postura do Cachorro Olhando para Baixo
Ardha Uttanasana – Meia Postura do Alongamento Intenso
Uttanasana – Postura do Alongamento Intenso
Urdhva Hastasana – Postura dos Braços para Cima

Tadasana – Postura da Montanha


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Avatares

http://confederacaointergalactica.blogspot.com.br/2013/11/avatares-yogananda-babaji-sathya-sai.html

Estava eu aqui lendo sobre Babaji, interessantíssimo por sinal, e vi esse link. Fala sobre: Yogananda, Babaji, Sathya Sai Baba e Padre Pio. Uma base legal, gostei!


Efeito Borboleta

Acordei cedo, tomei banho, comi uma maçã e desci com meu mat, música e água para a academia. Antes de entrar percebi um copo descartável rolando pelo chão, como era muito cedo peguei-o e o guardei dentro da academia com medo que o barulho do vento nele pudesse incomodar algum morador. Entrei, pratiquei meu yoga tranquila. Logo depois chegaram mais pessoas. Então me afastei para um cantinho para não atrapalhar ninguém. Lá percebi uma borboleta que se batia no vidro contra a luz pensando em sair, mas não conseguia. Não tinha como eu abrir o vidro. Foi então que lembrei-me do copo. Terminei meus exercícios, passei pelas pessoas e peguei o copo de plástico e uma papel toalha. Então foi fácil pegar a borboleta e libertá-la.
Postei isso para lembrar que toda ação tem sua reação. Karma, minha lição de hoje.
Contei isso para meu marido e ele descreveu como e verdadeiro "efeito borboleta", rs.

Então é isso, um bom dia para todos nós!

Tirei essa foto no sítio a um ano atrás. Era uma borboleta dessa hoje.