segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Bhagavad Gita


O texto, escrito em sânscrito, relata o diálogo de Krishna (uma das encarnações de Vixnu) com Arjuna (seu discípulo guerreiro) em pleno campo de batalha. Arjuna representa o papel de uma alma confusa sobre seu dever, e recebe iluminação diretamente do Senhor Krishna, que o instrui na ciência da auto-realização. No desenrolar da conversa são colocados pontos importantes da filosofia indiana, que incluía já na época elementos do bramanismo e doSankhya. A obra é uma das principais escrituras sagradas da cultura da Índia, e compõe a principal obra da religião Vaishnava, popularmente conhecida como movimento Hare Krishna e difundida a partir de 1965 no ocidente por Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
A obra foi traduzida e comentada pelo erudito indiano, dando origem ao Bhagavad-Gita - Como ele é, contendo os principais ensinamentos da dogmática vaishnava e instruções do serviço devocional a Críxena segundo os preceitos da Sociedade Internacional pela Consciência Krishna, a ISKCON. Nestes preceitos, o livro apresenta a ciência da auto-realização e da consciência em Críxena através do serviço devocional e da bhakti-yoga.
O Bagavadguitá é a essência do conhecimento védico da Índia e um dos maiores clássicos de filosofia e espiritualidade do mundo. A filosofia perene do Bagavadguitá tem intrigado a mente de quase todos os grandes pensadores da humanidade, tendo influenciado de maneira decisiva inúmeros movimentos espiritualistas.
Texto: wikipedia

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Yoga pode estimular o bom funcionamento da tireoide


24/07/2012 - 05h01 folha.uol

Yoga pode estimular o bom 

funcionamento da tireoide

ANA TEREZA CLEMENTE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O yoga é o maestro e as glândulas são os músicos. Quem faz a comparação é Marcia De Luca, terapeuta especialista em ioga, meditação e ayurveda, mostrando a importância de harmonizar "ásanas" (as posturas) e "pranayamas" (as técnicas respiratórias) para o funcionamento perfeito e bem orquestrado do organismo.

Marcia ensina o "kumbhaka bandha", um dos mais importantes exercícios respiratórios da ioga, ligado justamente à busca do equilíbrio hormonal.
"O objetivo desse exercício é trabalhar o centro de energia localizado na região do pescoço a fim de esticar e comprimir a tireoide e as glândulas paratireoides", afirma ela.
"Kumbhaka bandha" (kumbhaka é cântaro em sânscrito e bandha é contração) é uma respiração completa, com ritmo e contrações das glândulas.
Segundo Marcia, pode prevenir e atuar como coadjuvante no tratamento de problemas da tireoide, porque ativa a glândula, estimulando o seu funcionamento.
O ideal é praticar esse pranayama pelo menos duas vezes por semana, por dois ou três minutos no início (veja como no quadro) e ir aumentando o tempo aos poucos.
Lydia Megumi/Editoria de Arte/Folhapress

yoga=liberdade


Por Camila Reitz


Em contato com Yogahá alguns anos, percebo que muitas pessoas não sabem exatamente qual é o seu objetivo principal.
Entendo que o seu grande objetivo é a liberdade. No entanto, percebo muitos alunos e praticantes presos em certos conceitos que acabam criando ainda mais amarras e condicionamentos. Imaginam que um yogi deve ser “assim ou assado”, que deve fazer isso e aquilo, e acabam condicionados pelo próprioYoga.
Existem vários tipos de alunos. Aqueles que encontram no Yoga uma maneira de diminuir sofrimentos como ansiedade, dor nas costas, enxaqueca, entre outras aflições. Muitos não alcançam os resultados desejados, pois utilizam oYoga da mesma forma que tomam aspirina, ou seja, apenas na hora da dor.
É necessário adquirir disciplina e entrar em contato com conceitos mais profundos sobre Yoga, caso contrário o aluno tende a abandonar a prática.
A boa notícia é que muitos alunos vêm em direção ao Yoga com o objetivo de aliviar dores no corpo e acabam encontrando grandes alívios na alma.
Existem praticantes que entram em contato com os Yoga Sutras de Patañjali, livro considerado a “bíblia” do Yoga, e também com o profundo conhecimento antigo dos Vedas.
Muitos acabam se perdendo em tanta profundidade de conhecimento, entrando em um mundo fantasioso, no qual imaginam que são melhores do que os demais praticantes.
Percebo que teoria demais não faz bem. Ela nos impede de entrar em contato com o conhecimento que vem do coração, e assim se formam yogis teóricos.
Muitos ficam aficionados em alcançar o objetivo final do Yoga que, de acordo com Patañjali, é o Samadhi (libertação), e não vivem o momento presente.
Outros fazem do Yoga uma forma de viver, aplicando seus ensinamentos no dia a dia.
Um dos passos essenciais nessa caminhada é aprender a aplicar na vida o “caminho do meio”. Manter uma relação saudável com o corpo e a mente, sem colocar pressão e privação, fazer escolhas conscientes através da prática da auto-observação, e utilizar os erros e os acertos no processo de aprendizagem da vida.

Desta forma, o Yoga, muito mais do que alívio de dores, proporciona a liberdade de escolha, pois nos torna responsáveis por nossos próprios atos. Para isso, é necessário uma mente calma e clara. Através da prática, aprendemos a controlar a mente e a transformá-la em uma aliada.
Todas as técnicas utilizadas pelo Yoga têm como objetivo desenvolver o autoconhecimento.
Yoga é uma prática que utiliza diversas disciplinas com o objetivo de direcionar a mente para que consigamos “sentar” em nossa própria natureza.
É um fascinante universo de autodescoberta através da prática e da reflexão.
Yoga não é algo que se faz, é um estado para o qual deslizamos, e quando o atingimos, encontramos a liberdade que é inerente a ele.
Yoga é SamadhiYoga é liberdade.
E para que necessitamos de liberdade? Para amarmos como nunca antes, para respirarmos o momento presente, para não nos esquecermos da alegria de viver, para lembrarmos que cada momento é precioso, para percebermos que já somos completos e felizes.
Para lembrarmos sempre que as situações externas não determinam a nossa felicidade, para que possamos perceber esse ser fundamental que somos, livres de limitações.
Assim, lembramos mais facilmente que menos expectativa gera melhores resultados.
Camila Reitz pratica Yoga há 20 anos, estudou no Brasil, Índia, Indonésia, Estados Unidos e Austrália, fundou e dirigiu o Yogashala em Florianópolis onde ministra curso de formação para professores de Yoga. Tenta tirar lições de todas as situações para ser livre.
Conheça mais sobre seu trabalho: